domingo, 5 de julho de 2015

Interpretação- conto



1.Leia com bastante atenção o divertido conto, em seguida  responda ás questões propostas.


TADEU   MARIA ANGÉLICA  

  À primeira vista, Tadeu e Maria Angélica formavam um casal normal. Gostavam de cinema, de música e de viagens. Mas, acima de tudo, amavam o futebol. Só que, infelizmente, torciam  para times rivais.  
       No começo, isso não era um grande problema. Maria Angélica não se importava quando Tadeu comemorava as vitórias do time dele e Tadeu até dava parabéns para Maria Angélica quando o clube dela vencia. Mas talvez isso só acontecesse porque, na verdade, os dois times eram muito ruins, e as vitórias, muito raras.  
        Então, no campeonato deste ano, as coisas mudaram. Novos reforços foram apresentados, técnicos foram contratados,  as equipes melhoraram e as torcidas começaram a ter esperanças.  
       As coisas mudaram tanto que os dois times chegaram à final do torneio. Tadeu comprou um uniforme azul e amarelo para ir ao estádio. Maria Angélica foi com uma enorme bandeira verde e branca.  
       Os dois sentaram lado a lado durante a partida. Para evitar brigas, tentavam não vibrar demais quando seus times acertavam um lance, nem zombar do outro quando  
a equipe adversária cometia algum erro.  
       O zero a zero vinha mantendo a paz do casal, porém, no último lance do jogo, quando o time de Tadeu marcou o gol da vitória, ele não se conteve e gritou: "Gooooooooool!"  
     E assim mesmo, com dez letras "o".  
     Mas ele não parou por aí. Começou a dançar em volta de Maria Angélica enquanto cantava "Ê, ô, ê, ô, o meu time é um terror, ê, ô, ê, ô, o seu time é perdedor".  
      Maria Angélica ficou verde de ódio. Então disparou:  
  - Tadeu, você passou dos limites. Cartão vermelho!  
   - Como assim, Maria Angélica, você está me expulsando de campo?  
   - E do casamento. Você pisou na bola!  
  - Tá, eu exagerei, mas também não precisa entrar de sola.  
   - Agora é tarde. Você chutou nosso amor para escanteio!  
  - Calma, eu não quero tirar o time de campo. Vamos tentar um segundo tempo...  
   - Não, senhor. Você já estava na marca do pênalti. Pode ir para o chuveiro!  
    - Quem sabe uma prorrogação?  
     - Não. Fim de jogo.  
    Tadeu sentou na arquibancada, apoiou a cabeça nas mãos e disse:  
   - Tudo bem, Maria Angélica, se você quer que eu pendure as chuteiras, é assim que vai ser. Mas isso me deixa muito triste porque a gente fazia uma tabelinha e tanto. Eu acho que você bate um bolão e sempre que eu chegava em casa corria para o abraço. Sabe, eu vestia a camisa do nosso casamento... Eu jogava por amor...  
   Aquela declaração deixou os olhos de Maria Angélica encharcados como um Maracanã sem drenagem. Então ela jogou longe sua bandeira e pulou sobre Tadeu como se ele tivesse marcado um gol decisivo.  
    Tadeu olhou fundo nos olhos de Maria Angélica e, com voz emocionada, cantou: "Ê, ô, ê, ô, nosso amor é um terror!"  
     - Tadeu, foi a coisa mais linda que alguém já me disse. Então os dois beijaram-se, fizeram as pazes e viveram felizes para sempre.  
 
        Ou, pelo menos, até a próxima final de campeonato. 

José Roberto Torero 
INTERAGINDO COM O TEXTO                                          
                          
 2.Responda:

a)Assim como muitas histórias de amor ,o conto de Tadeu e Maria Angélica possui obstáculos. Qual é o conflito vivido pelos personagens que permite o desenrolar do conto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Sabemos que a descrição do ambiente onde ocorre a história é muito importante. Onde o conto se passa e qual é a importância desse espaço pra os personagens?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

4) Note que o casal utiliza muito a linguagem técnica do jogo de futebol para se comunicar. 

a) O que o uso dessa linguagem revela sobre os personagens? Justifique  
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) .Releia:  

  -Agora é tarde. Você chutou nosso amor para escanteio!  
  - Calma, eu não quero tirar o time de campo. Vamos tentar um segundo tempo...  
  - Não, senhor. Você já estava na marca do pênalti. Pode ir para o chuveiro!  
   -Quem sabe uma prorrogação?  
  - Não. Fim de jogo. 

 O que o casal estava querendo dizer um para outro nas passagens destacadas? Substitua as frases grifadas por outras expressões do mesmo sentido de modo simplificar  a comunicação deles. 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 5.No texto qual a posição que o narrador assume? Justifique  

I) Narrador observador                                    II)Narrador personagem  


6. A situação vivida pelos personagens é muito comum na vida real e nem sempre acaba com final feliz. . Qual a sua opinião sobre a violência nos campos de futebol e a inimizade das pessoas por não gostarem das mesmas coisas?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário