sexta-feira, 19 de junho de 2015

1º bimestre

1º bimestre
Leia :

A PRINCESA E A RÃ
Era uma vez... numa terra muito distante... uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima. Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico... Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre... Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma: __ Eu, hein?... nem morta!
Luis Fernando Veríssimo

1. Esse texto estabelece uma relação intertextual com os contos de fadas bastante conhecidos.

a)O que há de semelhante e o que há de  diferente entre esse texto e os contos de  que você já conhecia ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 3Com base na leitura do texto pode-se concluir que o tema central do texto é
(A) uma princesa moderna.
(B) uma princesa de contos de fadas.
(C) a amizade entre a rã e a princesa.
(D) o jantar da princesa.

4. Sobre a personalidade da princesa, o que mais chama sua atenção ?Comente.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.Releia :
“Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe
Observando as expressões destacada nesse fragmento podemos perceber que o príncipe era:
a)Orgulhoso                                                                    b)Vaidoso
c)Carinhoso                                                                  d) Educado
6. Qual a verdadeira intenção do príncipe em casar com a princesa? Você acha que essa história tem verossimilhança ? Explique. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. No fim do conto concluímos que :
A)  princesa não aceitou o pedido da rã             B) A princesa sonhou com a rã

C) A princesa devorou a rã                                D) A rã não ficou com a princesa


8,. Classifique as orações subordinadas substantivas abaixo. ATENÇÃO: SUBLINHE A ORAÇÂO SUBORDINADA DEPOIS DA CORRETA CLASSIFICAÇÃO! (1.0)

a.      É possível que ela case .
_________________________________________________________________________________

b.      Ela  viu a rã se aproximando  _________________________________________________________________________________

c.       Lembrou-se de sua liberdade  .
_________________________________________________________________________________

       d.Tenho medo de que vocês se atrasem
_________________________________________________________________________________

       e. O que eu mais quero é: que todos tenham direito a uma boa educação.
_________________________________________________________________________________

       f. O ideal é  que nos tornemos amigos
   _____________________________________________________________________________________

9.Qual o período em que há oração subordinada substantiva predicativa?

a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
b) Sou favorável a que o aprovem.
c) Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa nesse mundo.




"As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces." (Aristóteles)


Nenhum comentário:

Postar um comentário