O VILARES
Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis.
Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de
carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar
em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava
o brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele,
sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde
não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso primário
movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe
uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os
ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde,
porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse feitio, menino. Você,
entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a
sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso
é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia
de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e
amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de
que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta
para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai
nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E
louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa
ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na
vida. (VIRIATO CORREA.)
Após a leitura do texto responda às questões:
1. Assinale a alternativa que combina com o texto.
a. ( ) O texto é sério, porque relata
um acontecimento desagradável.
b. ( ) É formativo porque, através do
diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento
reprovável. c. ( ) É um texto cômico,
engraçado.
2. Quais são as personagens do
texto?_______________________________________
__________________________________________________________________________
3. Assinale a alternativa correta:
a. ( ) O narrador não é personagem do
texto.
b. ( ) O narrador é personagem do
texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da
história. c. ( ) Não
existe narrador nesta história.
4. Quem é o protagonista, isto é, o personagem
principal da história?____________________
____________________________________________________________________________
5. O autor descreve o Vilares informando algumas
características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os
aspectos físicos do Vilares._______________________.
___________________________________________________________________________
6.Circule, de acordo com o texto, entre as
características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem
Vilares.
Humilde – briguento – metido – tolerante –
sabichão – insuportável – cordial – bondoso – autoritário – implicante –
simpático – antipático – desagradável – egoísta – quieto
|
7. No texto, o diretor usou três frases para
caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. ( ) “… é uma espécie de galo de
terreiro.”
b. ( ) “Caminha-se mais facilmente numa
estrada lisa”.
c. ( ) “Quer sempre impor a sua
vontade.”
d. ( ) “… quer mandar em toda a gente.”
e. ( ) “… ninguém gosta de ser mandado.
”
8. Que outro título você daria ao texto?________________________________________
_________________________________________________________________________
9. Assinale as alternativas que resumem as
mensagens do texto:
a. ( ) A convivência com uma pessoa
autoritária é desagradável.
b. ( ) A meninada da escola costuma
mover guerra surda.
c. ( ) Os diretores são autoritários em
suas repreensões.
d. ( ) As pessoas têm um forte
sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas
autoritárias e mandonas.
10. Faça uma pequena redação que tenha o
mesmo assunto do texto que você acabou de ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário