AVALIAÇÃO 7ºANO
Zeus e a cabra
Zeus é o filho caçula de Cronos,
o deus do tempo, e de Reia. Mas nenhum de seus irmãos
estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do Sol por muito tempo. Cronos
soube por um oráculo que um de seus filhos tomaria seu lugar no trono. O oráculo é uma previsão
do futuro que nunca falha, porque é feita por um deus. Mesmo assim, o pai tentou evitar que a
profecia se cumprisse. Para isso devorava cada criança que nascia, uma a uma.
estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do Sol por muito tempo. Cronos
soube por um oráculo que um de seus filhos tomaria seu lugar no trono. O oráculo é uma previsão
do futuro que nunca falha, porque é feita por um deus. Mesmo assim, o pai tentou evitar que a
profecia se cumprisse. Para isso devorava cada criança que nascia, uma a uma.
Reia não podia mais
suportar ver seus filhos tratados desse jeito. Então, quando Zeus
nasceu, deu ao marido uma pedra, enrolada em um pano, para que ele a engolisse, e escondeu o
bebê no fundo de uma caverna, na ilha de Creta, longe dos olhos de todos.
Lá, a criança cresceu sob os cuidados das Ninfas, divindades que protegem e representam
a natureza.
nasceu, deu ao marido uma pedra, enrolada em um pano, para que ele a engolisse, e escondeu o
bebê no fundo de uma caverna, na ilha de Creta, longe dos olhos de todos.
Lá, a criança cresceu sob os cuidados das Ninfas, divindades que protegem e representam
a natureza.
Como todo menino, Zeus
adorava brincar. Adrasteia, uma de suas mães de criação,
fez para ele uma bola especial: quando projetada no ar, ela deixava atrás de si um rastro azulado.
Era esse o seu brinquedo favorito. Mais tarde, quando adulto, sua diversão era atirar raios em
direção à Terra durante as tempestades. Também eles riscavam o céu de azul. A criança Zeus
era alimentada por abelhas, que produziam mel só para ele, e por uma cabra, Almateia, que lhe
dava de mamar. O menino apegou-se ao animal e eles se tornaram inseparáveis. Quando ela
morreu, Zeus fez de seu couro um escudo, com o qual enfrentou seu pai e libertou seus irmãos.
fez para ele uma bola especial: quando projetada no ar, ela deixava atrás de si um rastro azulado.
Era esse o seu brinquedo favorito. Mais tarde, quando adulto, sua diversão era atirar raios em
direção à Terra durante as tempestades. Também eles riscavam o céu de azul. A criança Zeus
era alimentada por abelhas, que produziam mel só para ele, e por uma cabra, Almateia, que lhe
dava de mamar. O menino apegou-se ao animal e eles se tornaram inseparáveis. Quando ela
morreu, Zeus fez de seu couro um escudo, com o qual enfrentou seu pai e libertou seus irmãos.
Foi assim: Zeus fez com
que Cronos tomasse uma poção e cuspisse os filhos, um por um. Eles
estavam todo o tempo vivos, dentro do estômago do pai. Já do lado de fora, ajudaram o irmão
caçula a tomar o poder e a vigiar Cronos, para que não voltasse a ameaçá-los.
estavam todo o tempo vivos, dentro do estômago do pai. Já do lado de fora, ajudaram o irmão
caçula a tomar o poder e a vigiar Cronos, para que não voltasse a ameaçá-los.
Como se vê, Cronos era esperto, mas Zeus era mais. Bem que se diz
que filho de peixe peixinho é!
(Adriane
Duarte. O nascimento de Zeus e outros mitos)
1.Interpretação textual !
a) Qual
a profecia que o oráculo fez sobre Cronos?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
b). Como Cronos fez para evitar que a profecia se cumprisse?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2. Pensando nas questões anteriores, explique o que provavelmente aconteceu com os irmãos a
partir da leitura do trecho abaixo.
“Mas nenhum de seus irmãos estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do
Sol por muito tempo.”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3.Responda!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
b). Como Cronos fez para evitar que a profecia se cumprisse?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2. Pensando nas questões anteriores, explique o que provavelmente aconteceu com os irmãos a
partir da leitura do trecho abaixo.
“Mas nenhum de seus irmãos estava presente quando ele nasceu, pois não tinham visto a luz do
Sol por muito tempo.”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3.Responda!
a) Como
Reia conseguiu fazer com que um de seus filhos sobrevivesse?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
b) Quem cuidou do menino Zeus? Com quem ele mais se apegou? Por quê?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
c) Qual a importância da cabra durante a batalha entre Cronos e Zeus?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
d). Explique como Zeus fez para libertar seu irmão.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
4. Releia o final desse mito e explique o sentido da expressão abaixo.
“Bem que se diz que filho de peixe, peixinho é!”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
5. Pensando nas respostas anteriores, o que este mito nos informa sobre as características dos
homens? Dê um exemplo.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
b) Quem cuidou do menino Zeus? Com quem ele mais se apegou? Por quê?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
c) Qual a importância da cabra durante a batalha entre Cronos e Zeus?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
d). Explique como Zeus fez para libertar seu irmão.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
4. Releia o final desse mito e explique o sentido da expressão abaixo.
“Bem que se diz que filho de peixe, peixinho é!”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
5. Pensando nas respostas anteriores, o que este mito nos informa sobre as características dos
homens? Dê um exemplo.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
6. A
partir da leitura do texto, escreva um pequeno texto descrevendo o temperamento
de Zeus.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7. Complete o quadro com os morfemas solicitados.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
7. Complete o quadro com os morfemas solicitados.
Verbo
|
Radical
|
Vogal temática
|
Desinências
|
|
cuidávamos
|
|
|
|
|
obedecêssemos
|
|
|
|
|
lavavas
|
|
|
|
|
observando
|
|
|
|
|
8 .- Leia um
fragmento do poema “A chuva”, de Sérgio Caparelli e responda às questões.
“A chuva caindo
A chuva na calha
A chuva no zinco
Escorre e gargalha”
a) Observando bem o
primeiro verso lemos “A chuva caindo”. A forma verbal caindo se encontra no:
( )
gerúndio ( ) infinitivo ( ) particípio
b) O uso dessa
forma nominal serviu para indicar no texto que a chuva:
( ) Já havia parado de cair. ( )
Caía continuamente. ( ) Iria cair mais tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário