sexta-feira, 19 de junho de 2015

interpretação


AVALIAÇÃO FINAL – 2014  9° AN0
Você consegue imaginar o planeta Terra precisando de uma consulta médica? Pois essa é a história contada por Luciana Rosa, no livro “O planeta está com febre”, ilustrado por Salmo Dansa e publicado pela editora ZIT em 2010.
Leia o texto: 
O PLANETA ESTÁ COM FEBRE
Hoje eu acordei meio estranho. Não estou me sentindo bem. Estou com dor de cabeça e não consigo respirar direito. Meu nariz está entupido e meu corpo também dói. Será que estou doente? Também estou me sentindo muito quente. Acho melhor procurar ajuda. O planeta Terra procurou um médico e tratou de explicar tudo o que estava sentindo. - Pelos sintomas, acho que sei o que você tem: sua temperatura está alta demais, você está com muita febre! – Disse o médico, assustado – Você sofre de Aquecimento Global, isso é sério. Precisará de muitos cuidados. Vou explicar o que deverá fazer para sentir-se melhor. O planeta ficou triste. Ele nunca havia ficado doente antes, e agora se sentia muito mal. Estava fraco e tinha perdido todo o seu colorido. Sempre tinha sido azul, mas agora se tornava mais cinza a cada dia. O doutor disse que eu estou doente porque as pessoas não cuidam direito de mim. Fábricas e carros liberam gases que fazem eu me sentir mal. Me poluem com um monte de fumaça, e ainda derrubam as árvores. Assim eu não consigo respirar direito. Por que fazem isso comigo? Agora eu estou assim... com um febrão danado e sem forças. Preciso de ajuda. Já sei! Tive uma grande ideia, vou convocar as crianças. Com certeza elas poderão me ajudar. Então, Terra fez uma convocação geral. Conseguiu reunir crianças de todos os cantos do mundo. Vieram meninos e meninas da África, das Américas, da Oceania, da Europa e da Ásia. Estavam todos preocupados com a saúde do planeta, e queriam saber como ajudar. - Sei que muitos já disseram que vocês não podem derrubar árvores, jogar lixo nos rios e oceanos, e que precisam urgentemente parar de produzir tanta fumaça. Eu sei que vocês já sabem disso tudo! Por isso eu vou falar sobre uma outra coisa: sobre o Amor. - Sobre o amor?! – Perguntaram as crianças admiradas. Elas não entendiam como o amor poderia melhorar a saúde do Planeta. - Eu quero convidar vocês para viver com mais amor. Preciso que me ajudem a mostrar aos adultos que não podemos viver sozinhos, como eles pensam. O egoísmo dos adultos está me destruindo. Quando a gente vive sem amor e pensando somente em nós mesmos, tudo dá errado. Todo mundo sofre por isso, inclusive eu, que os escuto falando o tempo todo em sustentabilidade, mas, na verdade, acho que eles não entendem o que isso significa. Ser sustentável é não ser egoísta. Simples assim! Eu só vou ficar bom quando os adultos conseguirem entender isso. Que com amor no coração eles nunca terão coragem de destruir a natureza, os animais, jogar fumaça no ar ou descuidar de outro ser humano. Quando a gente ama, deve cuidar e proteger. Porque é só através do amor que conseguimos construir laços verdadeiros e duradouros. O amor é um sentimento forte e transformador. Foi por isso que eu chamei vocês aqui. Acho que os adultos, muitas vezes, não conseguem entender o que eu digo. Gente grande complica muito! E vocês, tenho certeza que entendem exatamente o que eu estou falando. Então, eu preciso que voltem para suas casas e conversem com os seus pais. É importante que falem com eles sobre o Amor. Já está na hora deles aprenderem a viver em harmonia. Assim, todos ajudam a me salvar. Cada um do seu jeito e fazendo a sua parte. – Concluiu o planeta. As crianças voltaram para as suas casas cheias de esperança. Terra tinha certeza de que elas seriam capazes de transmitir sua mensagem. Fizeram desenhos, escreveram suas cartas e conversaram com muitas pessoas sobre o assunto. Aos poucos, os adultos foram entendendo que era preciso mudar o comportamento. Era preciso parar de maltratar o planeta. Com o passar do tempo, Terra já não sentia tantas dores, e não tinha mais febre. Estava ficando azul de novo. As crianças conseguiram! O planeta estava quase curado e já respirava mais aliviado. Terra percebeu que as florestas estavam mais verdes, os adultos haviam plantado muitas árvores novas, o ar estava limpo, e havia menos fumaça. As pessoas estavam também mais solidárias, ajudavam umas as outras e ainda protegiam os animais. Dava pra ver um monte de sorrisos. O planeta Terra estava certo: o amor ainda é o melhor remédio. (adaptado para a prova).
Fonte: Rosa, Luciana e Dansa, Salmo. O planeta está com febre. Rio de Janeiro: ZIT, 2010. 

Agora, responda às questões propostas a partir da leitura do texto.    O texto narrativo constrói-se a partir de uma sequência de fatos que acontecem na história: são as situações vividas pelas personagens e as ações que  elas sofrem ou fazem.
1. Numere os fatos listados abaixo na ordem em que eles aparecem na história
a.  (   ) As crianças mobilizam os adultos para ajudar o planeta.
b.  (   ) O planeta começou a ficar azul de novo.
c.  (   ) O planeta reflete sobre a causa de sua doença.
 d.   (   ) O planeta acorda com dor de cabeça, nariz entupido e dores no corpo.
e.  (   ) Convocação geral e reunião com todas as crianças do planeta.
f.  (   ) O médico faz o diagnóstico: Aquecimento Global.
g.  (   ) O planeta lembra-se de alguém que o pode ajudar.
 h.  (  ) O planeta expõe o problema e sua solução para as crianças.
Marque a única opção que apresenta a ordem correta dos fatos listados acima.
a. (    ) 7 - 8 - 3 - 1 - 5 - 2 - 4 - 6                                                                     b. (    ) 7 - 3 - 1 - 2 - 5 - 6 - 4 - 8
c. (       ) 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 8 - 7                                                                      d. (    ) 8 - 2 - 4 - 3 - 5 - 6 - 7 – 1

2 Marque a única resposta correta. A partir da leitura do texto, responda: por que o planeta convidou as crianças para ajudá-lo?   
a.  (            ) Somente as crianças são capazes de entender o planeta.
 b.  (   ) Os adultos sempre complicam as coisas da vida.
c.  (   ) Os adultos não escutariam as palavras do planeta.
d.  (   ) Os adultos não se preocupam com as questões ambientais.  

3 Marque a única resposta correta.
Releia os parágrafos e responda ao que se pede: 
Quando a gente ama, deve cuidar e proteger. Porque é só através do amor que conseguimos construir laços verdadeiros e duradouros. O amor é um sentimento forte e transformador. Foi por isso que eu chamei vocês aqui. Acho que os adultos, muitas vezes, não conseguem entender o que eu digo. Gente grande complica muito! E vocês, tenho certeza que entendem exatamente o que eu estou falando. 
Qual das afirmações recupera o pronome demonstrativo isso, destacado no texto?   
a. (    ) O egoísmo dos adultos está destruindo o planeta.
 b. (    ) Gente grande complica muito!
c. (   ) Acho que os adultos, muitas vezes, não conseguem entender o    que eu digo.
d.  (    ) Quando a gente ama, deve cuidar e proteger. 

4  Marque a única resposta correta. Releia o primeiro parágrafo: 
“Hoje eu acordei meio estranho. Não estou me sentindo bem. Estou com dor de cabeça e não consigo respirar direito. Meu nariz está entupido e meu corpo também dói. Será que estou doente? Também estou me sentindo muito quente. Acho melhor procurar ajuda”. 
Responda:  Depois de ler esse parágrafo, o leitor:
a. (    ) Identifica quem fala. 
b. (    ) É levado a ler o texto para descobrir qual o personagem principal do livro.
 c. (    ) Analisa os sintomas descritos, mas não consegue saber se o personagem é ou não um ser humano. 
d. (    ) Consegue definir com precisão o perfil do personagem principal da narrativa: alguém que tem medo   de ficar doente. 
 5 Ainda sobre o primeiro parágrafo, marque a única resposta correta:
“Hoje eu acordei meio estranho. Não estou me sentindo bem. Estou com dor de cabeça e não consigo respirar direito. Meu nariz está entupido e meu corpo também dói. Será que estou doente? Também estou me sentindo muito quente. Acho melhor procurar ajuda”.
a. (             ) O advérbio “também” aparece duas vezes, sempre com a mesma função: inclusão. 
b. (           ) Se o personagem  fosse do sexo feminino, o advérbio “meio” e o adjetivo “estranho” teriam de vir no gênero feminino.
c. (          ) A forma verbal “acho” deveria estar conjugada no pretérito perfeito para concordar com as outras formas verbais do parágrafo.
d. ( ) A partir do Novo Acordo Ortográfico, a forma verbal “dói” vai ser escrita sem acento agudo. 
6. Marque a única resposta correta. O narrador é um elemento fundamental para o sucesso do texto; é ele que conta os fatos e seu desenvolvimento, atuando como elemento intermediário entre a ação narrada e os leitores. 
Sobre o narrador da história, é correto afirmar que:
a. (      ) A história é narrada em 1ª pessoa; o narrador é o personagem principal.
b. (      ) A história é narrada em 3ª pessoa; o narrador sabe de tudo e é ele que nos conta tudo o que sabe.
c. (      ) Há uma alternância entre narradores: em alguns momentos, ele é 1ª pessoa; em outros, 3ª pessoa.
 d. (      ) Somente no 1º parágrafo, o narrador é a 1ª pessoa do discurso.    
7 Marque a única resposta correta. Sobre essas ações que compõem o enredo da história narrada, é correto afirmar que:
(   ) São apresentadas em ordem cronológica: início, meio e fim.
b. ( ) São complexas, por isso não é possível identificar o começo, o meio e o fim da narrativa, por isso o enredo é linear.
 c. (    ) Não seguem uma sequência cronológica; são apresentadas com saltos e antecipações.
d. (    ) São determinadas pelo estado emocional da personagem.  

8.Releia o período do texto e responda ao que se pede:
“Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da Terra”.
Imagine que, depois de ler esse período, um colega de turma perguntou à professora se a grafia das palavras destacadas estava correta.  O que ela poderia responder? 
a. (      ) a letra maiúscula é correta apenas quando a palavra significa planeta.
b. (    ) apenas a primeira palavra é um substantivo próprio.
 c. (       ) nenhuma das palavras é substantivo próprio.
 d. (      ) as duas palavras são substantivos próprios.  

9. Procurando se ater ao código ora exposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: (2.0)

a – (A) oração subordinada objetiva direta
b – (B) oração subordinada completiva nominal
c – (C) oração subordinada objetiva indireta
d – (D) oração subordinada subjetiva
e – (E) oração subordinada predicativa

(   ) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.
(   ) Chegamos à conclusão de que nosso passeio não acontecerá.
(   ) O problema é que não confio em você.
(   ) O barulho constante não permite que os moradores vivam tranquilos.
(   ) Decidiram-se que as novas mercadorias teriam um novo valor.




"Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer."
(Charles Dickens)

Confio na sua capacidade!!  Boa Prova e boas férias !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário