ATIVIDADE COMPLEMENTAR 9-° – 2ºBIMESTRE
LEIA
:
Os meninos carvoeiros
Os meninos carvoeiros Passam a
caminho da cidade.
― Eh, carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.
Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão
de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.
(Pela boca da noite vem uma velhinha que os
recolhe, do- [brando-se com um gemido.)
― Eh, carvoero! Só mesmo estas crianças
raquíticas Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita
para eles...
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se
brincásseis!
― Eh, carvoero!
Quando voltam, vêm mordendo num pão
encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas
como espantalhos desamparados!
(BANDEIRA, Manuel. Poesia e
prosa completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987.)
VOCABULÁRIO: Alimária: animal irracional; bruto. •
Aniagem: tecido grosseiro. • Cangalhas: peça de madeira forrada
de couro em cujas hastes se dependuram sacos. • Encarapitado: posto no alto, em cima; empoleirado. • Relho: chicote de cabo de madeira.
|
ATENÇÃO : Assinale apenas uma
alternativa em cada questão :
1. Sobre o Texto é verdadeiro o
que se afirma em :
A) O tema do texto é As
brincadeiras infantis
B)O tema do texto é o trabalho
triste e inocente dos meninos .
C) O tema do poema é o comercio de carvão
D) O tema do texto é os burros magrinhos
2. Em “E vão tocando os animais com um relho enorme.” a expressão em negrito
tem o mesmo sentido que :
A)
vão gritando.
B) vão cantando.
C) vão tangendo.
D)
vão segurando.
3) “raquíticas” (verso 11) é o
mesmo que
A) trabalhadeiras.
B) brincalhonas.
C) levadas.
D) Franzinas
E) alegres.
4) O sujeito poético se refere
aos meninos carvoeiros, chamando-os de “Adoráveis carvoeirinhos” (verso15),
porque:
A) ainda conseguem brincar,
apesar da miséria,
B) tudo o que fazem é
engraçado, sendo crianças.
C) as crianças ficam cômicas
sujas de carvão.
D) eles não levam o trabalho a
sério e, por isso, não sofrem.
E) o trabalho deles faz com que
os passantes fiquem agradecidos.
5.No trecho “(...)
trabalhais como se brincásseis!” (. 15), os verbos referem-se à 2a pessoa do
plural vós. Se eles se referissem a vocês, como ficaria a frase?
(A) Trabalham como se
brincassem.
(B) Trabalhão como se brincassem.
(C) Trabalhas como se
brincas.
(D) Trabalhão como se brincas.
(E) Trabalham como se brincas.
6. No poema o autor expressa pelo trabalho dos meninos
carvoeiros, um sentimento de :
(A) ciúme (B) raiva (C) indiferença (D) impaciência (E) tristeza
7 De acordo com o poema,
os meninos carvoeiros
(A) mostram alegria e
ingenuidade.
(B) demonstram revolta e desprezo.
(C) explicitam melancolia
e desespero.
(D) apresentam desânimo e
tristeza.
(E) expressam infelicidade e aflição.
8. Ao caracterizar os
burrinhos por meio dos adjetivos “magrinhos”, “velhos” e “descadeirados” caracterizam-se, também, os meninos, pois
(A) relho usado pelos
meninos machuca os burrinhos.
(B) peso dos meninos torna os burrinhos magrinhos e velhos.
(C) corpo dos burrinhos é velho como o dos meninos carvoeiros.
(D) físico dos burrinhos
só suporta a fragilidade dos meninos carvoeiros.
9 No verso “Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,” (.
17), o uso do acento circunflexo no verbo se justifica porque
(A) “burrinhos” está
no plural. (B) “madrugada” está no singular.
(C) “miséria” está no singular. (D) “carvoeirinhos” está no plural.
10. Entre o título “Meninos carvoeiros” e o verso “Eh,
carvoero!”, verifica-se uma diferença que constitui um erro de grafia. Esse
erro ocorre porque o autor:
(A) se enganou na grafia.
(B) quis mostrar que essa palavra tem duas grafias corretas.
(C) pretendeu representar a fala dos meninos.
(D) desejou respeitar a
linguagem padrão.
BOM TRABALHO ! J
qual é o genero do texto?
ResponderExcluir- qual são as respostas?
ResponderExcluir