sexta-feira, 19 de junho de 2015

MENINOS CARVOEIROS leitura e interpretação

ATIVIDADE COMPLEMENTAR  9-° – 2ºBIMESTRE

LEIA :
 Os meninos carvoeiros
Os meninos carvoeiros Passam a caminho da cidade.
 ― Eh, carvoero!
 E vão tocando os animais com um relho enorme.
 Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.
 (Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, do- [brando-se com um gemido.)
 ― Eh, carvoero! Só mesmo estas crianças raquíticas Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles...
Pequenina, ingênua miséria!
 Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!
― Eh, carvoero!
Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
 Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados!

(BANDEIRA, Manuel. Poesia e prosa completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987.)

VOCABULÁRIO:    Alimária: animal irracional; bruto. • Aniagem: tecido grosseiro. • Cangalhas: peça de madeira forrada de couro em cujas hastes se dependuram sacos. • Encarapitado: posto no alto, em cima; empoleirado. • Relho: chicote de cabo de madeira.

ATENÇÃO : Assinale apenas uma alternativa em cada questão :
1. Sobre o Texto é verdadeiro o que se afirma em :
A) O tema do texto é As brincadeiras  infantis
B)O tema do texto é o trabalho triste e  inocente  dos meninos .
 C) O tema do poema é o comercio de carvão
D) O tema do texto é  os burros magrinhos

2. Em “E vão tocando os animais com um relho enorme.” a expressão em negrito tem o mesmo sentido que :


A) vão gritando.
 B) vão cantando.
 C) vão tangendo.
D) vão segurando.



3) “raquíticas” (verso 11) é o mesmo que


A) trabalhadeiras.
 B) brincalhonas.
 C) levadas.
D) Franzinas
 E) alegres.



4) O sujeito poético se refere aos meninos carvoeiros, chamando-os de “Adoráveis carvoeirinhos” (verso15), porque:
A) ainda conseguem brincar, apesar da miséria,
B) tudo o que fazem é engraçado, sendo crianças.
C) as crianças ficam cômicas sujas de carvão.
D) eles não levam o trabalho a sério e, por isso, não sofrem.
E) o trabalho deles faz com que os passantes fiquem agradecidos.

 5.No trecho “(...) trabalhais como se brincásseis!” (. 15), os verbos referem-se à 2a pessoa do plural vós. Se eles se referissem a vocês, como ficaria a frase?
 (A) Trabalham como se brincassem.
(B) Trabalhão como se brincassem.
 (C) Trabalhas como se brincas.
(D) Trabalhão como se brincas.
(E) Trabalham como se brincas.

6. No poema o autor expressa pelo trabalho dos meninos carvoeiros, um sentimento de :
 (A) ciúme      (B) raiva             (C) indiferença                (D) impaciência           (E) tristeza

7  De acordo com o poema, os meninos carvoeiros
 (A) mostram alegria e ingenuidade.
(B) demonstram revolta e desprezo.
 (C) explicitam melancolia e desespero.
 (D) apresentam desânimo e tristeza.
(E) expressam infelicidade e aflição.

8. Ao  caracterizar os burrinhos por meio dos adjetivos “magrinhos”, “velhos”  e “descadeirados”  caracterizam-se, também, os meninos, pois
 (A) relho usado pelos meninos machuca os burrinhos.
(B) peso dos meninos torna os burrinhos magrinhos e velhos.
(C) corpo dos burrinhos é velho como o dos meninos carvoeiros.
 (D) físico dos burrinhos só suporta a fragilidade dos meninos carvoeiros.

9 No verso “Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,” (. 17), o uso do acento circunflexo no verbo se justifica porque
 (A) “burrinhos”   está no plural.    (B) “madrugada”  está no singular.
 (C) “miséria”  está no singular. (D) “carvoeirinhos”  está no plural.



10. Entre o título “Meninos carvoeiros” e o verso “Eh, carvoero!”, verifica-se uma diferença que constitui um erro de grafia. Esse erro ocorre porque o autor:
 (A) se enganou na grafia.
(B) quis mostrar que essa palavra tem duas grafias corretas.
(C) pretendeu representar a fala dos meninos.
 (D) desejou respeitar a linguagem padrão.





BOM TRABALHO ! J

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