6 º ou 7 º ano
Um problema difícil
Pedro Bandeira
Era um ______________ dos grandes. A ___________ reuniu-se para
discuti-lo e Xexéu voltou para casa preocupado. Por mais que pensasse, não
atinava com uma _____________. Afinal, o que poderia ele fazer para resolver
aquilo? Era apenas um _____________!
Xexéu decidiu falar com o ________ e
explicar direitinho o que estava acontecendo. O pai ouviu calado, muito sério,
compreendendo a gravidade da __________. Depois que o garoto saiu da
__________, o pai pensou um longo ________.
Era mesmo preciso enfrentar o problema. Não estava em suas ________,
porém, resolver um _________ tão difícil.
Procurou o _____________ do quarteirão, um sujeito muito amigo que já
era conhecido de todos e costumava sempre dar uma paradinha para aceitar um
____________ oferecido por algum dos _______________.
O guarda ouviu com a maior das ______________. Correu depois para a
_____________ e expôs ao ____________ tudo o que estava acontecendo.
O delegado balançou a ___________, concordando. Sim, alguma coisa
precisava ser feita, e logo! Na mesma _________, o delegado passou a _________
no _____________ e ligou para um _______________, que costumava sensibilizar-se
com os problemas da ___________________.
Do outro lado da ___________, o vereador ouviu sem interromper um só
instante. Foi para a ______________ e pediu uma _______________ ao
____________. Contou tudo, tintim por tintim. O prefeito ouviu todos os tintins
e foi procurar um ____________ estadual do mesmo _____________ para contar o
que havia.
O deputado estadual não era desses _______________ que só se lembram dos
problemas da comunidade na hora de pedir _____________. Ligou para um deputado
federal, pedindo uma _______________ urgente. O deputado federal ligou para o
_________________ do estado, que interrompeu uma ________________ para ouvi-lo.
O problema era mesmo grave, e o governador voou até ___________ para
pedir uma audiência ao ___________.
O ministro ouviu tudinho e, como já
tinha ____________ marcada com o __________, aproveitou e relatou-lhe o
problema.
O presidente compreendeu a gravidade
da situação e convocou uma reunião ministerial. O assunto foi debatido e,
depois de ouvir todos os ______________, o presidente baixou um decreto para
resolver a questão de uma vez por todas.
Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução. O
governador então ligou para o deputado federal, que ficou muito satisfeito.
Falou com o deputado estadual, que, na mesma hora, contou tudo para o prefeito.
O prefeito mandou chamar o vereador e mostrou-lhe que a solução já tinha sido
encontrada.
O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado. O
delegado, contente com aquilo, chamou o guarda e expôs a solução do problema. O
guarda, na mesma hora, voltou para a casa do pai do Xexéu e, depois de aceitar
um café, relatou-lhe satisfeito que o problema estava resolvido.
O pai do Xexéu ficou alegríssimo e chamou o filho.
Depois de ouvir tudo, o menino arregalou os ____________:
Aquele problema? Ora, papai, a gente já resolveu há muito tempo!
1) O texto está incompleto. Complete-o corretamente com as palavras do
banco de palavras.
BANCOS DE PALAVRAS
Conferência
Tempo
Atenções
Cabeça
Mãos Vereador
Audiência.
Presidente
Problema Questão Olhos
Caso
Cafezinho
Brasília
Menino
Turminha
Reunião Telefone
Linha Pai Solução Sala
Argumentos
Governador Moradores
Guarda Ministro Comunidade Prefeitura Votos Mão
Delegacia
Partido Providência
Hora Deputado
Prefeito
Políticos
2) Complete a cruzadinha abaixo, com palavras do texto.
a) Palavra paroxítona e polissílaba, presente no 1º parágrafo.
b) Palavra empregada no grau diminutivo, presente no 2º parágrafo.
c) Palavra oxítona e trissílaba, presente no 2º parágrafo.
d) Palavra paroxítona e dissílaba, presente no 6º parágrafo.
e) Palavra oxítona e trissílaba, presente no 8º parágrafo.
f) Palavra paroxítona, trissílaba, sinônima de “lei”, presente no 7º
parágrafo.
g) Palavra proparoxítona, polissílaba, presente no 10º parágrafo.
h) Interjeição, dissílaba, presente no 12º parágrafo.
3) De acordo com o texto, quem pediu ajuda a quem?
4) No primeiro parágrafo do texto, há uma palavra sinônima de “quieto”.
Que palavra é essa?
5) Observe a frase: “A turminha reuniu-se para discuti-lo [...]” (1º parágrafo). O pronome destacado está se referindo a que termo mencionado anteriormente?
6) Quem resolveu primeiro o problema? Comprove com um trecho do texto.
7) Em relação a mesma frase acima “A turminha reuniu-se para
discuti-lo [...]” (1º parágrafo) é correto afirmar que:
( ) A turma reuniu-se para brigar.
( ) A turma reuniu-se para debater sobre o assunto.
( ) A turma reuniu-se para se desentender.
8) Observe a frase: “O deputado federal ligou para o governador, que
interrompeu uma audiênciapara ouvi-lo.” (6º parágrafo).
a) O governador interrompeu o que para atender o deputado federal?
( ) uma entrevista.
( ) um julgamento.
( ) uma reunião.
b) O pronome “lo” refere-se a quem?
9) Observe a frase: “Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução.” (8º parágrafo). É correto afirmar que o ministro estava:
( ) tranquilo.
(
) preocupado.
( )
angustiado.
10) Observe a frase: “O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado.” (9º parágrafo). O termo destaco é sinônimo de:
6 º ou 7 º ano
COMPANHEIROS ATÉ A MORTE
(interpretação e classe de palavras)
Era
uma vez, em um reino distante, dois companheiros que nutriam uma amizade
verdadeiramente inabalável. A força e a beleza desse sentimento eram conhecidas
e admiradas por todos. Até que essa amizade um dia foi posta à prova.
Contrariamente com as constantes críticas de Pítias, o rei mandou chamá-lo,
juntamente com seu amigo Damon.
Por
defender seus princípios, Pítias foi acusado de traição e condenado à morte.
Antes de ser preso, porém, solicitou a realização de um último desejo: que lhe
permitissem despedir-se da família. O rei relutou, mas acabou sendo convencido
por Damon, que, demonstrando total confiança em Pítias, ofereceu-se para morrer
no lugar do amigo caso ele fugisse.
Dessa
forma, conforme o combinado, Damon foi levado à Prisão e Pítias foi ao encontro
de sua família. À medida que os dias corriam, os guardas passaram a zombar do
prisioneiro, dizendo que o “tão leal amigo” o havia abandonado.
Eis
que chegou o dia da execução. A cidade toda se perguntava como um amigo tão
fiel fora entregue à própria sorte. O rei mandou o prisioneiro ser trazido. Os
guardas o posicionaram no meio da praça lotada. O silêncio imperava. E quando
Damon já estava com a corda no pescoço, Pítias gritou, no meio da multidão:
- Eu
voltei! Não o matem!
Estava esgotado, ferido, cambaleante. Ainda assim, arranjou forças para abraçar
Damon e comemorar o fato de tê-lo encontrado com vida, apesar de seu atraso.
Emocionado, explicou que seu navio naufragara durante uma tempestade, e que
bandidos o haviam atacado na estrada. Apesar de todos os contratempos, jamais
perdera a esperança de chegar a tempo de salvar o amigo da morte.
Ao
presenciar a cena, o rei foi vencido pela beleza daquele momento. Declarou então
revogada a sentença. Era a primeira vez que presenciava evidências de tão
elevado grau de amizade, lealdade e fé. Assim, o rei concedeu-lhes a liberdade,
solicitando em troca que os dois companheiros lhe ensinassem como construir tão
sólida amizade.
Adaptado de fábula de William J. Bennett
INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL
Leia
atentamente a fábula e responda as questões abaixo:
1) Por que
o rei mandou chamar Pítias
2) Qual foi a condenação de Pítias e por que ele foi punido?
3) Qual foi o desejo que Pítias solicitou?
4) Qual valor humano está representado na fábula?
5) Como Damon convenceu o rei a aceitar o pedido de Pítias?
6) Cite os personagens principais do texto:
7) A partir do texto, cite características psicológicas de Damon e Pítias.
8) O que aconteceu quando Pítias chegou para salvar seu amigo da morte? Qual a atitude do rei e por que você acha que ele tomou esta atitude?
9) Por que Pítias se atrasou para voltar?
10) Com criatividade, dê um outro final para a história. A partir do trecho: Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. O silêncio imperava. E quando Damon já estava com a corda no pescoço,
ATIVIDADES
GRAMATICAIS
1) Adjetivo é a palavra
que caracteriza, dá qualidades aos seres. Retire do 1º parágrafo do texto, os
adjetivos correspondentes aos seguintes substantivos:
a) reino:
_______ b) amizade:
________ c) sentimento: __________
2) Dê o substantivo derivado de:
a) rei:
_________ b) prisão: __________c) belo:
_______________
3) Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. Observe o exemplo e substitua os substantivos por pronomes adequados:
E EX:
Os companheiros nutriam uma amizade. Eles nutriam uma
amizade.
a) Essa
amizade foi posta à prova.
____________________________________________________
b) Damon foi levado à prisão. ________________________________________________________
c) Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. ____________________________________
d) A força e a beleza eram conhecidas e admiradas por todos. ______________________________
b) Damon foi levado à prisão. ________________________________________________________
c) Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. ____________________________________
d) A força e a beleza eram conhecidas e admiradas por todos. ______________________________
4) Complete
a cruzadinha abaixo:
a) Verbo
no pretérito perfeito do indicativo – linha 3.
b) Um
dos adjetivos utilizados para caracterizar o estado de Pítias quando este
chegou à praça, salvando seu amigo da morte.
c) Numeral
cardinal presente na primeira linha.
d) Substantivo
abstrato – linha 20.
e)Um
substantivo composto formado com a palavra guarda.
f) Substantivo
derivado de leal.
g)Advérbio
de tempo presente na frase: Ele chegou cedo ao encontro.
h) O
artigo um é classificado como
__________________________________
i) Século
XXI.
j) Papa
João Paulo II
l) Salvou
vem do verbo: _________________________
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