sexta-feira, 19 de junho de 2015

Interpretação de texto


º ou 7 º ano



Um problema difícil
Pedro Bandeira 

Era um ______________ dos grandes. A ___________ reuniu-se para discuti-lo e Xexéu voltou para casa preocupado. Por mais que pensasse, não atinava com uma _____________. Afinal, o que poderia ele fazer para resolver aquilo? Era apenas um _____________! Xexéu decidiu falar com o ________ e explicar direitinho o que estava acontecendo. O pai ouviu calado, muito sério, compreendendo a gravidade da __________. Depois que o garoto saiu da __________, o pai pensou um longo ________. 
Era mesmo preciso enfrentar o problema. Não estava em suas ________, porém, resolver um _________ tão difícil. 



Procurou o _____________ do quarteirão, um sujeito muito amigo que já era conhecido de todos e costumava sempre dar uma paradinha para aceitar um ____________ oferecido por algum dos _______________. 



O guarda ouviu com a maior das ______________. Correu depois para a _____________ e expôs ao ____________ tudo o que estava acontecendo. 

O delegado balançou a ___________, concordando. Sim, alguma coisa precisava ser feita, e logo! Na mesma _________, o delegado passou a _________ no _____________ e ligou para um _______________, que costumava sensibilizar-se com os problemas da ___________________.

Do outro lado da ___________, o vereador ouviu sem interromper um só instante. Foi para a ______________ e pediu uma _______________ ao ____________. Contou tudo, tintim por tintim. O prefeito ouviu todos os tintins e foi procurar um ____________ estadual do mesmo _____________ para contar o que havia. 



O deputado estadual não era desses _______________ que só se lembram dos problemas da comunidade na hora de pedir _____________. Ligou para um deputado federal, pedindo uma _______________ urgente. O deputado federal ligou para o _________________ do estado, que interrompeu uma ________________ para ouvi-lo. 



O problema era mesmo grave, e o governador voou até ___________ para pedir uma audiência ao ___________. 

O ministro ouviu tudinho e, como já tinha ____________ marcada com o __________, aproveitou e relatou-lhe o problema. 

O presidente compreendeu a gravidade da situação e convocou uma reunião ministerial. O assunto foi debatido e, depois de ouvir todos os ______________, o presidente baixou um decreto para resolver a questão de uma vez por todas. 



Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução. O governador então ligou para o deputado federal, que ficou muito satisfeito. Falou com o deputado estadual, que, na mesma hora, contou tudo para o prefeito. O prefeito mandou chamar o vereador e mostrou-lhe que a solução já tinha sido encontrada.

O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado. O delegado, contente com aquilo, chamou o guarda e expôs a solução do problema. O guarda, na mesma hora, voltou para a casa do pai do Xexéu e, depois de aceitar um café, relatou-lhe satisfeito que o problema estava resolvido. 



O pai do Xexéu ficou alegríssimo e chamou o filho. 



Depois de ouvir tudo, o menino arregalou os ____________: 



Aquele problema? Ora, papai, a gente já resolveu há muito tempo!

1) O texto está incompleto. Complete-o corretamente com as palavras do banco de palavras.

BANCOS DE PALAVRAS
       Conferência         Tempo           Atenções         Cabeça           Mãos          Vereador
               Audiência.             Presidente           Problema       Questão            Olhos
         Caso        Cafezinho          Brasília          Menino         Turminha     Reunião      Telefone
        Linha         Pai         Solução          Sala           Argumentos         Governador        Moradores
           Guarda         Ministro        Comunidade        Prefeitura         Votos       Mão      Delegacia
                    Partido          Providência       Hora       Deputado       Prefeito         Políticos

2) Complete a cruzadinha abaixo, com palavras do texto.
a) Palavra paroxítona e polissílaba, presente no 1º parágrafo.
b) Palavra empregada no grau diminutivo, presente no 2º parágrafo.
c) Palavra oxítona e trissílaba, presente no 2º parágrafo.
d) Palavra paroxítona e dissílaba, presente no 6º parágrafo.
e) Palavra oxítona e trissílaba, presente no 8º parágrafo.
f) Palavra paroxítona, trissílaba, sinônima de “lei”, presente no 7º parágrafo.
g) Palavra proparoxítona, polissílaba, presente no 10º parágrafo.
h) Interjeição, dissílaba, presente no 12º parágrafo.




3) De acordo com o texto, quem pediu ajuda a quem? 



4) No primeiro parágrafo do texto, há uma palavra sinônima de “quieto”. Que palavra é essa?

5) Observe a frase: “A turminha reuniu-se para discuti-lo [...]” (1º parágrafo). O pronome destacado está se referindo a que termo mencionado anteriormente?

6) Quem resolveu primeiro o problema? Comprove com um trecho do texto.

7)  Em relação a mesma frase acima “A turminha reuniu-se para discuti-lo [...]” (1º parágrafo) é correto afirmar que:
(      ) A turma reuniu-se para brigar.
(      ) A turma reuniu-se para debater sobre o assunto.
(      ) A turma reuniu-se para se desentender.

8) Observe a frase: “O deputado federal ligou para o governador, que interrompeu uma audiênciapara ouvi-lo.” (6º parágrafo).

a) O governador interrompeu o que para atender o deputado federal?
(     ) uma entrevista.                      (     ) um julgamento.                             (     ) uma reunião.
b) O pronome “lo” refere-se a quem?

9) Observe a frase: “Aliviado, o ministro procurou o governador e contou-lhe a solução.” (8º parágrafo).  É correto afirmar que o ministro estava:
(     ) tranquilo.                                 (     ) preocupado.                                  (     ) angustiado.

10) Observe a frase: “O vereador foi até a delegacia e disse a providência ao delegado.” (9º parágrafo). O termo destaco é sinônimo de:

(     ) problema.                                (     ) solução.                                            (     ) lei.







º ou 7 º ano



COMPANHEIROS ATÉ A MORTE
(interpretação e classe de palavras) 












            Era uma vez, em um reino distante, dois companheiros que nutriam uma amizade verdadeiramente inabalável. A força e a beleza desse sentimento eram conhecidas e admiradas por todos. Até que essa amizade um dia foi posta à prova. Contrariamente com as constantes críticas de Pítias, o rei mandou chamá-lo, juntamente com seu amigo Damon.
            Por defender seus princípios, Pítias foi acusado de traição e condenado à morte. Antes de ser preso, porém, solicitou a realização de um último desejo: que lhe permitissem despedir-se da família. O rei relutou, mas acabou sendo convencido por Damon, que, demonstrando total confiança em Pítias, ofereceu-se para morrer no lugar do amigo caso ele fugisse.
            Dessa forma, conforme o combinado, Damon foi levado à Prisão e Pítias foi ao encontro de sua família. À medida que os dias corriam, os guardas passaram a zombar do prisioneiro, dizendo que o “tão leal amigo” o havia abandonado.
            Eis que chegou o dia da execução. A cidade toda se perguntava como um amigo tão fiel fora entregue à própria sorte. O rei mandou o prisioneiro ser trazido. Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. O silêncio imperava. E quando Damon já estava com a corda no pescoço, Pítias gritou, no meio da multidão:
            - Eu voltei! Não o matem!
            Estava esgotado, ferido, cambaleante. Ainda assim, arranjou forças para abraçar Damon e comemorar o fato de tê-lo encontrado com vida, apesar de seu atraso. Emocionado, explicou que seu navio naufragara durante uma tempestade, e que bandidos o haviam atacado na estrada. Apesar de todos os contratempos, jamais perdera a esperança de chegar a tempo de salvar o amigo da morte.
            Ao presenciar a cena, o rei foi vencido pela beleza daquele momento. Declarou então revogada a sentença. Era a primeira vez que presenciava evidências de tão elevado grau de amizade, lealdade e fé. Assim, o rei concedeu-lhes a liberdade, solicitando em troca que os dois companheiros lhe ensinassem como construir tão sólida amizade.
                                                           Adaptado de fábula de William J. Bennett

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Leia atentamente a fábula e responda as questões abaixo:
1) Por que o rei mandou chamar Pítias

2) Qual foi a condenação de Pítias e por que ele foi punido?

3) Qual foi o desejo que Pítias solicitou?

4) Qual valor humano está representado na fábula?

5) Como Damon convenceu o rei a aceitar o pedido de Pítias?

6) Cite os personagens principais do texto:

7) A partir do texto, cite características psicológicas de Damon e Pítias.

8) O que aconteceu quando Pítias chegou para salvar seu amigo da morte? Qual a atitude do rei e por que você acha que ele tomou esta atitude?

9) Por que Pítias se atrasou para voltar?

10) Com criatividade, dê um outro final para a história. A partir do trecho: Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. O silêncio imperava. E quando Damon já estava com a corda no pescoço,

ATIVIDADES GRAMATICAIS

1)  Adjetivo é a palavra que caracteriza, dá qualidades aos seres. Retire do 1º parágrafo do texto, os adjetivos correspondentes aos seguintes substantivos:
a) reino: _______          b) amizade: ________ c) sentimento: __________

2) Dê o substantivo derivado de:
a) rei: _________          b) prisão: __________c) belo: _______________

3) Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo. Observe o exemplo e substitua os substantivos por pronomes adequados:
E                   EX: Os companheiros nutriam uma amizade. Eles nutriam uma amizade.

a) Essa amizade foi posta à prova. ____________________________________________________
b) Damon foi levado à prisão. ________________________________________________________
c) Os guardas o posicionaram no meio da praça lotada. ____________________________________
d) A força e a beleza eram conhecidas e admiradas  por todos. ______________________________

4) Complete a cruzadinha abaixo:
a)  Verbo no pretérito perfeito do indicativo – linha 3.
b) Um dos adjetivos utilizados para caracterizar o estado de Pítias quando este chegou à praça, salvando seu amigo da morte.
c) Numeral cardinal presente na primeira linha.
d) Substantivo abstrato – linha 20.
e)Um substantivo composto formado com a palavra guarda.
f) Substantivo derivado de leal.
g)Advérbio de tempo presente na frase: Ele chegou cedo ao encontro.
h) O artigo um é classificado como __________________________________
i)   Século XXI.
j)  Papa João Paulo II

l) Salvou vem do verbo: _________________________




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