sexta-feira, 19 de junho de 2015

verbo II

1º bimestre

Texto I : O  CONTO DA MENTIRA
        Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava
a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
         O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz  vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você”! Não existe ninguém de madeira!”
       O pai de Felipe também conversava com ele: “um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte...
       Então aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “ È verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”
       A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou a preparar o jantar em silêncio.
        Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que deixou um dia de contá-las.
  Bem Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo.     No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia...
Rogério Augusto

Durante a primeira unidade, estudamos nas aulas de língua portuguesa sobra a arte de narrar, relembre o que foi estudado e responda:

1.No gênero conto, o enredo se organiza em torno de um único conflito. No conto lido, qual é o conflito presente desde o início da narrativa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Identifique na narrativa lida :
Tipo de narrador _________________________________________________
Clímax  _________________________________________________________
 Desfecho   ______________________________________________________

4. No final do texto temos uma bela surpresa sobre o  personagem menino :  

Assim ficamos sabendo que Felipe  :

a) Continua contando mentira para seus pais.

b) Decide ler todos os livros sobre o Pinóquio.

c)Torna-se um escritor e volta a criar histórias.

RELEIA:

“ Bem Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e sem medo”

O que mudou na forma de  Felipe contar suas histórias? Explique porque ele perdeu o medo e a culpa ao narrar.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

7. Complete o quadro com os morfemas solicitados.

Verbo
Radical
Vogal temática
Desinências

Conversava




Acreditará




Escreveu




Observando





8 .- Leia um fragmento do poema “A chuva”, de Sérgio Caparelli e responda às questões.

“A chuva caindo
A chuva na calha
A chuva no zinco
Escorre e gargalha”

a) Observando bem o primeiro verso lemos “A chuva caindo”. A forma verbal caindo se encontra no:

(    ) gerúndio (    ) infinitivo (    ) particípio

b) O uso dessa forma nominal serviu para indicar no texto que a chuva:

(   ) Já havia parado de cair.  (   ) Caía continuamente.  (   ) Iria cair mais tarde  

Nenhum comentário:

Postar um comentário