1º bimestre
Texto I : O CONTO DA MENTIRA
Todo dia Felipe inventava
uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava
a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado
morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua.
A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai
ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é
você”! Não existe ninguém de madeira!”
O pai de Felipe também conversava com
ele: “um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava
pensativo. Mas no dia seguinte...
Então aconteceu o que seu
pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o
número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma
bicicleta: “ È verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra
combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”
A mãe de Felipe fingiu não
ouvir. Continuou a preparar o jantar em silêncio.
Resultado: Felipe deixou
de ganhar o prêmio. Então ele começou a reduzir suas mentiras. Até que deixou
um dia de contá-las.
Bem Felipe
cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem culpa e
sem medo. No momento está escrevendo
um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque
mentia...
Rogério Augusto
Durante
a primeira unidade, estudamos nas aulas de língua portuguesa sobra a arte de
narrar, relembre o que foi estudado e responda:
1.No gênero conto, o enredo se organiza em torno de um único conflito.
No conto lido, qual é o conflito presente desde o início da narrativa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Identifique na narrativa lida :
Tipo de narrador
_________________________________________________
Clímax
_________________________________________________________
Desfecho
______________________________________________________
4. No final do texto temos uma bela surpresa
sobre o personagem menino :
Assim ficamos
sabendo que Felipe :
a) Continua contando mentira para seus pais.
b) Decide ler todos os livros sobre o
Pinóquio.
c)Torna-se um escritor e volta a criar
histórias.
RELEIA:
“
Bem Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora sem
culpa e sem medo”
O que mudou na forma de Felipe contar suas histórias? Explique porque
ele perdeu o medo e a culpa ao narrar.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
7. Complete o quadro com os morfemas
solicitados.
Verbo
|
Radical
|
Vogal temática
|
Desinências
|
|
Conversava
|
|
|
|
|
Acreditará
|
|
|
|
|
Escreveu
|
|
|
|
|
Observando
|
|
|
|
|
8 .- Leia um fragmento do poema “A chuva”, de
Sérgio Caparelli e responda às questões.
“A chuva caindo
A chuva na calha
A chuva no zinco
Escorre e gargalha”
a) Observando bem o primeiro verso lemos “A chuva
caindo”. A forma verbal caindo se encontra no:
( )
gerúndio ( ) infinitivo ( ) particípio
b) O uso dessa forma nominal serviu para indicar no
texto que a chuva:
( ) Já
havia parado de cair. ( ) Caía continuamente. ( )
Iria cair mais tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário