sexta-feira, 19 de junho de 2015

letra e fonema

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MACHADO DE ASSIS
LAGOA SECA- DATA _____-_______-2015
   Professora : Thaynã Lustosa - componente curricular  : Língua Portuguesa       Série : – 6º ANO
ESTUDANTE_________________________________________________________



1. O casamento das nuvens 
Dilan Camargo


As nuvens
Navegam no céu.
As nuvens brancas
São noivas de véu.
Esperam seus noivos
Que virão de navio.
Por que demoram
Esses noivos de navio?
As nuvens
Nubentes
Navegam, navegam
E quando chega
O núbil navio
Dos seus noivos
As nuvens de véu
Se casam no céu.
E as nuvens solteiras
Nuvens derradeiras
Chovemchoram
Choram, chovem...
Esperam chegar
O noivo
Que não veio
No navio.


a) Conte o número de letras, fonemas e dígrafos das palavras destacadas.
b) Encontre, no texto, duas palavras que têm o mesmo número de letras e apenas um fonema diferente.
c) Encontre, no texto, 2 palavras que tenham 6 letras, 4 fonemas e 2 dígrafos.


2) O Rei da bola Dilan Camargo

É campeão! É campeão!

Gritava a galera No campinho da escola.

Eu era o rei da bola.

No final do campeonato
Fiz um golaço, na raça
E levantamos a taça.
Nesse dia descobri
O gosto de um gol.
Um gol, um golzinho
Unzinho!

Uma bola zunindo De fora da área
No ângulo
Vencendo o goleiro 
Frangueiro
E eu gritando
Goooooooool!!!

a) Classifique o encontro vocálico presente nas palavras sublinhadas. 

b) Troque o fonema inicial da palavra gol e forme uma nova palavra.
c) Retire, do texto, 5 palavras que tenham o mesmo número de letras e fonemas.
d) Encontre, no texto, duas palavras que apresentem apenas um fonema diferente.

e) Conte o número de letras, fonemas e indique os dígrafos, nas palavras abaixo:
· Campinho:
· Nesse:
· Descobri:
· Zunindo:
· Frangueiro:

f) Por que o autor utilizou várias letras "o" na palavra gol, no último verso?










Culinária

Receita cazêra minera de:
Môi di repôi nu ái iói

INGRIDIENTI:

5 denti di ái
3 cuié di oi
1 cabêsss di repôi
1 cuié di mastumati
sá agosto

MODI FAZÊ:

Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá.  Quenta o ói na cassarola i foga o ái socado no oi quentim.  Pica o repôi beeemmm finim.  Foga o repôi no oi quentim junto cum o ái fogado.  Põim a mastumati mexi cum a cuié pra faze o môi.  Sirva cum róis i meléti.  Isso é bom dimais da conta sô.


5. A língua empregada na receita lida é diferente daquela utilizada pelos jornais, revistas e livros.  Apresente essa principal diferença.
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A receita “Môi di repôi nu ái iói” mostra que não existe um único jeito de falar a língua portuguesa.  Muitos fatores, como idade, sexo, profissão, classe social, nível de escolaridade, grupos sociais, região, etc., influenciam essa variação.


6) Qual dos fatores relacionados acima influenciou na variação lingüística do texto 1 (o anúncio)?
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7) E qual influenciou na variação lingüística do texto 2 (a receita)?
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8) Baseado(a) em todas as informações lidas e analisadas acima, responda: o que são variações lingüísticas?
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9) Num ônibus cheio, um homem pisa no pé de uma moça.  Compare duas maneiras pelas quais ela pode se expressar nessa situação:


- O senhor está pisando no meu pé!
- Tire o seu pé de cima do meu!


a) Marque a resposta correta com relação aos dois enunciados acima:

(    ) somente o primeiro enunciado transmite um pedido da moça.
(    ) somente o segundo enunciado transmite um pedido da moça.
(    ) Os dois enunciados transmitem um pedido da moça.


b) Qual dos enunciados você considera mais educado ou menos agressivo? Por quê?
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10) Leia estas palavras:

sapo – crescer – desça – passado – palácio – texto – capaz – açougue


a) Que letras representam o fonema / s / (“sê”) nas palavras acima ?
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11) Leia as palavras abaixo:

tóxico – táxi – máximo -  exame -  exato




Em quais dessas palavras a letra “x” corresponde:

a) ao fonema / s / (“sê”)? _____________________________________________________
b) ao fonema / z / (“zê”)? ____________________________________________________
c) aos fonemas / k / / s / ? ____________________________________________________

12) Marque as afirmativas corretas abaixo:

(    ) Um fonema pode ser representado na escrita por uma ou por várias letras.
(    ) Uma única letra pode representar diferentes fonemas.
(    ) Um fonema será sempre representado por uma única letra.
(    ) Uma letra só pode representar um fonema.
(    ) A letra x pode representar dois fonemas: / k / / s / 


13) Observe a correspondência entre letras e fonemas no exemplo abaixo e faça o mesmo:

beleza - / b /, / e / , / l / , / e / , / z / , / a /

graça - ___________________________________

brilho - __________________________________

capaz -  __________________________________

massa - __________________________________


14) Quantas letras e quantos fonemas tem cada uma das seguintes palavras?

a) exceder - _______________________________________________________________

b) conchas - _______________________________________________________________

c) empresários - ____________________________________________________________

d) querendo - _______________________________________________________________

15)  Assinale a alternativa errada a respeito da palavra “churrasqueira”.

( a )  apresenta 13 letras e 10 fonemas
( b )  apresenta 3 dígrafos: ch, rr, qu
( c ) divisão silábica: chur-ras-quei-ra
( d )  é paroxítona e polissílaba
( e ) apresenta o tritongo: uei



16) Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas?

( a ) Caderno
( b ) Chapéu
( c ) Flores
( d ) Livro
( e ) Disco

17) Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:

( a ) um ditongo
( b )  um tritongo
( c ) um trissílabo
( d )  um oxítono
( e ) um proparoxítono

18) Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:

( a ) folha – ficha – lenha – fecho
( b )  lento – bomba – trinco – algum
( c )  águia – queijo – quatro – quero
( d )  descer – cresço – exceto – exsudar
( e )  serra – vosso – arrepio – assinar

19) Segundo as normas do vocabulário oficial, a separação silábica está corretamente efetuada em ambos os vocábulos das opções:

( a )  to-cas-sem, res-pon-dia
( b ) mer-ce-ná-rio, co-in-ci-di-am
( c )  po-e-me-to, pré-dio
( d )  ru-i-vo, pe-rí-o-do
( e ) do-is, pau-sas




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