sexta-feira, 19 de junho de 2015

PREDICATIVO e tipos de predicado



Leia o texto e responda :

Eu tava triste,tristinho
Mais sem graça que a
top model magrela na passarela
Eu tava só sozinho,
Mais solitário que um paulistano
 Que um vilão de filme mexicano
Tava mais bobo que banda de rock 
Que um palhaço do circo Vostok
Mas ontem ,eu recebi um telegrama
Era você de Aracajú ou do Alabama
Dizendo nego, sinta-se feliz
Porque no mundo tem alguém que diz
Que tanto te ama, que muito te ama
Por isso hoje eu acordei com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho e desejar bom dia
De beijar o português da padaria
Me dê a mão vamos  sair pra ver o sol


1.Sobre o que fala a letra canção ?
Como o eu lírico se sente no início e no fim do poema ?
2.No inicio da canção  eu-lírico diz se sentir triste, bobo, em sua opinião qual seria o possível motivo dessa tristeza?
3. Há uma mudança no estado de espírito do eu lírico, o que faz com que de triste ele passe a ficar feliz ?
 4.Observe as ações cometidas
Classifique os predicados das orações seguintes em  predicado verbal, predicado nominal  ou predicado verbo-nominal.
Eu tava triste,tristinho    
Ontem,eu recebi um telegrama
Eu Tava mais bobo que banda de rock
Acordei com vontade de beijar o português
Vamos sair pra ver o sol .
Vilões são solitários
Bati na borta  de madeira.

5. Reescreva as frases acrescentando predicativos para os objetos :
Vamos sair pra ver o sol.
Recebi um telegrama.
Mandei pra eles flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário