sexta-feira, 19 de junho de 2015

linguagem 6º ano,

Avaliação 1º bimestre

Leia:

            E aí, Papai Noel? Belê?

            A parada é a seguinte: eu, Paulo, tô muito a fim, tô a finzaço mesmo, de ter um Mini System Titanium da Gradiente no meu quarto, aquele que reproduz MP3 com 5000 Watts de potência, tá ligado?  Sabe como é: eu queimo uns CDs MP3, convido a mina para ouvir um som da hora e a gente troca umas ideias, meu velho.  Tá ligado?  E então? Quebra essa pra mim, mano.  O senhor, que já tá velhinho, não sabe como é difícil hoje em dia agradar a mulherada.
                                                                                              Veja, 18 / 12 / 2002.

  1. Expressões como : A parada é a seguinte, tá ligado, um som da hora, indicam um tipo de linguagem utilizada mais por :

    (A) idosos. 
    (B) professores. 
    (C) adolescentes
    (D) cientistas
2 .A linguagem utilizada no texto é:
(A) científica. 
(B) formal. 
(C) informal. 
(D) regional.
3Responda:

a)Quem são os interlocutores desse enunciado ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Em certo trecho, o locutor trata o interlocutor de modo respeitoso, provavelmente por causa da idade de Papai Noel.  Identifique a expressão que revela esse tratamento.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b). É comum, na linguagem oral, buscarmos formas simplificadas, mais curtas, que podem ser pronunciadas em menos tempo.  Daí haver o fenômeno de certas palavras serem reduzidas, como, por exemplo, , usada em lugar de você; moto, em lugar de motocicleta.  Identifique, no texto, três exemplos de formas reduzidas, típicas da linguagem oral.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Leia o enunciado  retirado da gola de uma camiseta:






a)Que informação é transmitida nesse enunciado?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quais tipos de linguagem foram utilizadas ? Exemplifique. 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Quem provavelmente produziu esse enunciado  e com que intencionalidade ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia a  anedota abaixo para responder as questões seguintes.

O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação.
− Por que bateu no meu filho? –
 Ele me chamou de gorda. –
E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?


5. A mãe do garoto, quando soube do que aconteceu com o filho, ficou:

(A) alegre              (B) doente   (C) zangada         (D) preocupada        (E) triste

6. O que torna esse texto realmente engraçado é:

(A) a ousadia da vizinha.
(B) a surra que o menino levou.
 (C) a pergunta que a mãe do menino fez à vizinha.
 (D) o menino ter chamado a vizinha de gorda.
(E) o sentimento da mãe ao saber o acontecido.

7.Quem criou essa anedota pensou em:

(A) provocar brigas.                  (B) dar uma informação.            (C) divertir os leitores  .

(D) resolver um problema.                      (E) contar uma confusão.

8. Questão 10 “Tomar satisfação” é o mesmo que:

 (A) concordar com o outro.       (B) Buscar conselhos (C) fazer comparação.     (D) pedir explicação.
                                                           
                                                         “O estudo é o alimento da alma !!”  Bom trabalho, querid@s!!                             



Nenhum comentário:

Postar um comentário