Pé
de Guerra
Zezinho gostaria que os soldadinhos de brinquedo
tivessem vida. Lutassem. Gostaria sim. Até
que um dia, no quintal, depois de cavar pequenas trincheiras, conforme vira no cinema dobairro,
arrumou-os em posição de combate.
Os caminhões ficaram atrás. A imaginação
trabalhou violenta.
As tropas inimigas, frente ao seu pequeno exército, foram vencidas com pedradas
em pouco tempo. Mas a sua vitória lhe trouxe imensa tristeza. Como consertar os inimigos quebrados? Zezinho sentiu que podia destruir, mas estava
muito triste, nem sequer comeu naquele dia, o jantar que sua mãe
preparou. _ Só um pouquinho. _ Não quero! _Por que, meu
filho? _ Mãe ... eu matei gente hoje. Uma porção de soldados. _ Quê
? _ Tinha soldados sem perna, sem braço, sem cabeça. Foi horrível! Tenho
vontade de chorar. _ Mãe, você compra aquela ambulância na venda do Onofre?
A que tem a cruz vermelha? _ Pra quê? _ Pra tratar deles. Vou fazer muletas de palito defósforo.Zezinho teve febre. Chamaram o médico.
Ninguém entendia. Mas a guerra continuava na febre do menino.
_ Avançar! Primeiro canhão, fogo! Continuava a loucura
bélica: _ Mete a faca nele!
È uma ordem! A
criança se agitava.
O médico falou: _ Não entendo. Ele comeu alguma
coisa na rua?
_
Não doutor, brincou o dia todo no quintal.
O menino foi examinado dos pés à cabeça Nada.
_ Vou receitar calmante. Ele está muito agitado.
Não entendo, não entendo mesmo.
No dia seguinte, Zezinho resolveu enterrar os seus
mortos. Generais e soldados. Lado a lado.
Maneco pulou a
cerca e perguntou o que era aquilo. _ Nada! _ E esse negocio aí, com
a bandeirinha? _ Nada! Vá embora! Já disse. E Maneco foi.
Ele arrumou alguns sobreviventes inimigos.Estava com raiva. Sem tristeza, arrumou os querestavam
do seu exército. Poucos restavam do outro lado, mas eram inimigos. As pedradas
foram certeiras, a devastação foi geral.
Conferiu: nada mais restava. Viu ,depois
as suas tropas. Perdera a noção das coisas: destruiu seu próprio exército. Nada
mais restava dos brinquedos. Marchou sozinho pelo quadrado de terra, limitado pelas cercas de bambus.
Apanhou pedras e foi atirando.
Quebrou vidraças. Então lembrou que seus pais brigavam dia e noite. Discutiam.
Certa vez seu pai bateu na sua mãe, ele tentou socorrê-la, mas foi atirado contra
a parede e sangrou. Seus pais brigavam muito, principalmente quando o pai
chegava em casa bêbado. Os soldadinhos foram comprados com as economias da mãe de Zezinho, ela costurava
para fora.
Aí Zezinho viu o que tinha feito. Correu para casa, pegou uma caixa de sapatos, vazia,
desenterrou os sepultados mutilados. No
tanque, os lavou com amor e cuidado: pernas, braços, cabeças. E então
ressuscitava-os. Arrumou-os na caixa a jogou fora os armamentos. Lamentava
aquela guerra inútil, tentando consertar os estragos. Naquele momento, Zezinho
sentiu-se feliz: havia paz.
1) Leia atentamente o texto, circule todas as
palavras que você não conhece, então procure o significado no dicionário.
SINÔNIMOS ANTÔNIMOS
A guerra destrói tudo.A guerra devasta tudo.A guerra destrói A paz constrói.
Sinônimos são palavras que possuem
o mesmosignificado. Antônimos são palavras que possuem
significadoscontrários
.2) Encontre no
dicionário o significado da palavra INÙTIL, em seguida copie a penúltima frase
do texto substituindo o termo INÚTIL pelo sinônimo encontrado:.................................................................................................................................................................................................
3) Reescreva as frases substituindo as palavras
destacadas por ANTÔNIMOS:
a) Mas a vitória lhe trouxe imensa alegria.
.............................................................................................................................
b) Ele está muito agitado.
c) Ele arrumou alguns sobreviventes inimigos. ......................................................................................................................
4)“Cuidado, perigo!”
O que você sente quando lê esta frase? Responda
dando nome aos seus sentimentos:.
5) Qual o fato principal do texto?
6) Agora que você já reconheceu o fato, o tema
principal da narração, indique a causa, o motivo que levou Zezinho a
agir assim: ........
7) O fato de fazer uma guerra teve uma
conseqüência. Qual foi ela?
....8) Retire do texto uma ação para cada personagem:
Zezinho:
.A mãe de Zezinho:
O médico:
.O pai de Zezinho: .
Maneco
.9) Aponte o sentimento de Zezinho diante dos
fatos:
a) Diante da destruição, ele se
sentiu:.............................................................
b) Ao
arrumar os sobreviventes inimigos, ele se sentiu:..................
.c) Ao lavar os restos dos brinquedos, ele se
sentiu:
d) Diante da paz, ele se sentiu:
11) Enumero os acontecimentos de acordo com a
ordem na qual eles acontecem no texto:
( ) Então lembrou que seus pais brigavam
dia e noite
( ) Lamentava aquela guerra inútil,
tentando consertar os estragos.
( ) Zezinho sentiu que
podia destruir, mas estava muito triste.
( ) Os soldadinhos foram comprados com
as economias da mãe de Zezinho, ela costurava para fora
.( ) Perdera a noção das
coisas: destruiu seu próprio exército.
( ) Zezinho teve
febre. Chamaram o médico.
( ) Zezinho gostaria que
os soldadinhos de brinquedo tivessem vida. Lutassem
11) Na sua opinião, qual é a mensagem principal do
texto?
12) Como você imagina que Zezinho se sentia
quando seus pais brigavam ?
13) Que resposta você daria se Zezinho te
perguntasse: _ A guerra é boa? Justifique sua resposta:.
14) A guerra é uma forma da violência.
Que outros tipos de violência você conhece?
15) Qual a diferença entre uma pessoa calma e
uma pessoa agressiva? Como se comportam?..
.16) O que o homem pode fazer para viver em paz?
Pode postar o gabarito?
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