sexta-feira, 19 de junho de 2015

Carta do leitor

PROFESSORA: THAYNÃ LUSTOSA- LÍNGUA PORTUGUESA
estudante _______________________________________________SÉRIE/TURMA  8ºano _______
CARTA DO LEITOR-INTERPRETAÇÃO DE TEXTO -
Texto 1:
Criadora da página “Diário de Classe” no Facebook presta depoimento à polícia por calúnia e difamação
A estudante Isadora Faber, criadora da página  Diário de Classe no Facebook, teve de prestar depoimento nesta terça-feira na 8ª Delegacia de Polícia da Capital, em Ingleses, Norte da Ilha. De acordo com a mãe dela, Mel Faber, a menina de 13 anos foi intimada segunda-feira porque uma professora de português registrou um boletim de ocorrência por calúnia e difamação.

O motivo seria o fato de Isadora ter postado em agosto uma mensagem no Facebook dizendo que a professora teria feito uma aula sobre política e internet para humilhá-la na frente dos colegas.
(...) O caso deve ser encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina. Ontem, a estudante postou no Facebook as imagens da intimação e do regimento interno da escola. No documento, está determinado que o aluno que levantar injúria ou calúnia contra colegas, professores ou funcionários, inclusive pela internet, deve responder a medidas socioeducativas.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem), Rosangela Soldatelli, avalia que as cobranças de Isadora por melhoras na estrutura é ótima. No entanto, lembra que o conteúdo administrado pela professora já constava no programa de aula e que a menina pode ter se enganado ao pensar que se dirigia a ela. Rosangela afirma que nesta quarta-feira o sindicato irá procurar se informar melhor sobre o que aconteceu para dar apoio à professora.

TEXTO2                                                                              TEXTO 3
Robson da Silva 28.08.12

Parabéns pela atitude desta jovem, ao lutar pelo seu direito junto a uma sociedade que nos dita normas, onde somos obrigados a obedecer. Da mesma forma esta mesma sociedade deve zelar pelo nosso direito, como uma boa educação onde nossos filhos posam se sentir bem ao sair de casa, pois na escola eles passam a maior parte do tempo. Que ela continue com este trabalho e nunca desista! Quanto aos mestres educadores que sejam motivadores dos nossos filhos a buscarem o caminho da verdade.

  Araujo Black   22/09/2012, 23h53
Infelizmente a mídia enaltece a garota de forma demasiada, a garota recebe todos os méritos por denunciar a mazela da escola na internet, mas a professora é escrachada por recorrer a um direito constitucional, pois acha que foi caluniada. Se a professora está certa ou errada, deixa que a justiça decida a questão. Mas a professora tem o direito de se defender. Agora, quem tem filhos na escola passam por situações semelhantes. Tudo isso seria evitado caso os pais da garota se envolvessem na escola, conhecendo os professores, participando das reuniões, aprofundando a relação com os gestores da escola, conversando com a filha e acompanhando os estudos. Para mim fica claro a ausência dos pais no dia a dia escolar da garota e um certo aproveitamento da fama repentina com o caso.

                                                                                                                                                   



Interpretação Textual

1. Qual é o principal fato noticiado no texto 1?
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2. Acerca da noticia (texto 1 ) foram escritas duas cartas (texto 1 e 2 ) qual é o objetivo desse gênero textual ?
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3. Sobre a atitude da aluna e da professora  as cartas apresentam depoimentos distintos.

a) O que o autor do texto 2 considera sobre a atitude da garota? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O autor do texto 3 partilha da mesma opinião?  Explique.
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4.  Segundo o texto  o conflito vivido na escola poderia ter sido  evitado de que forma?
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5 .E você, meu aluno, qual é seu posicionamento a respeito da “amizade “ entre professor e aluno nas redes sociais? Defenda seu ponto vista pautado em argumentos fortes e coerentes. (mínimo 5 linhas)(1.0)

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CARTA DO LEITOR 







ESCOLA MUNICIPAL IRMÃO DAMIÃO
LAGOA SECA-PB ________-______-___________
PROFESSORA: THAYNÃ LUSTOSA- LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDANTE  _______________________________________________   
SÉRIE/TURMA  8ºano _______



Os textos a seguir foram extraídos da seção de carta do leitor  da revista  Carta na Escola e ambos comentam a matéria de Tony Oliveira , intitulada Alunos e professores amigos no facebook? publicada no site da revista Carta Capital em 14 de setembro de 2011.
Leia atentamente as cartas e veja qual é o posicionamento dos professores acerca da relação professor aluno nas redes sociais.

Texto I

Alunos e professores Amigos no facebook? I

Partilho que fiquei feliz lendo suas posturas equilibradas. Um aluno adicionando no perfil não equivale as nos visitarmos, telefonarmos, ou criar laços de amizades.  Sou amiga de mães de alunos e jamais tentaram obter privilégios em classe. Ocorrendo, bastaria uma conversa.  Como aluna, fico feliz e me sinto mais próxima quando os professores me adicionam e não confundo a relação e não vejo esse tipo de ocorrências.

P.U.
Por e-mail


Texto II
Alunos e professores amigos no facebook ?  II


Difícil enxergar  na rede social interações pedagógicas  entre alunos e professores. O espaço é claramente de uso privado  Ainda que haja formas de restringir quem verá publicações ou fotos, não gostaria de compartilhar o ambiente virtual com meus alunos. Tão pouco tenho tempo para criar um perfil para uso exclusivo profissional. Me tornaria escrava da rede.

J.B.
Por e-mail


















Interagindo como os textos
1.Todos nós sabemos que as redes sociais são espaços extremamente interativos, é através  delas que compartilhamos nossas informações e todos passam a conhecer nossos  gostos, opiniões, estado de espírito e muitas vezes informações da nossa vida particular. (1.5)

a) Como as professoras, autoras das cartas encaram a situação de se relacionar com os alunos em redes sociais?Justifique._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Segundo a opinião contida no texto 1,ter o aluno no facebook é o mesmo que ser amiga(o) dela(a)?Explique.
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c) Muitos consideram que o professor sendo amigo do aluno fora da escola ,fará com que este queira se beneficiar em sala de aula. O que a professora do texto 1 acha sobre isso?
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2. A reportagem em questão, comentada pelas cartas, faz a sugere que o facebook pode ser utilizado pelos professores como ferramenta pedagógicas, ou seja, o professor criaria páginas para compartilhar conteúdos escolares ou assuntos educativos, sugerindo também atividades. Segundo o texto 2 isso seria possível para o professor? Justifique. (0.5)
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3. Sabemos que todo texto possui uma função comunicativa, um objetivo específico. Qual é o objetivo do gênero carta do leitor? Explique. (0.5)
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4.E você, meu aluno, qual é seu posicionamento a respeito da “amizade “ entre professor e aluno nas redes sociais? Defenda seu ponto vista pautado em argumentos fortes e coerentes. (mínimo 5 linhas)(1.0)
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6. Assinale V ou F para as afirmações abaixo.  

a) A carta do leitor é uma maneira de criticar os textos publicados nas mídias. Não podemos elogiar ou parabenizar os autores dos textos. (    ) 

b) A linguagem da carta do leitor é bem variada, podendo ser um pouco mais descontraída ou mais formal, tudo dependerá do público para o qual é destinada. (     ) 

c)A carta do leitor expressa opiniões (favoráveis ou não) a respeito de assuntos publicados em revistas, jornais, ou sobre o tratamento dado a esses assuntos. Além disso, o leitor, através da carta, pode também esclarecer ou acrescentar informações ao que foi publicado. (    ) 

d) O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação. A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia (   ) 

e)A carta do leitor deve ser escrita  em uma linguagem clara, precisa, sem fazer uso de palavras de baixo calão, pois do contrario sua carta não será publicada! (    )




ESCOLA __________________________________________________________________
LAGOA SECA-PB ________-______-___________

PROFESSORA: THAYNÃ LUSTOSA- LÍNGUA PORTUGUESA

Notícia e carta do leitor- Interpretação 

Os textos que você vai ler foram publicados no jornal Estado de São Paulo: o primeiro é o trecho de uma notícia sobre educação domiciliar e o segundo é uma carta de leitor comentando essa notícia. 

Texto 1:Justiça autoriza família  a educar filhos em casa 

Juiz de Maringá (PR) permite que dois irmãos sejam educados fora da escola ,mas devem ser avaliados por provas e analisados por psicólogos.  

Fernanda Bassette - O Estado de S.Paulo 
Uma família de Maringá, no interior do Paraná, tirou os filhos da escola e os educa em casa com aval da Justiça. Com apoio do Ministério Público, os pais conseguiram convencer o juiz da Vara da Infância e Juventude de que a educação domiciliar é possível e, teoricamente, não traz prejuízos. 
[...] No Brasil, a legislação determina que as crianças sejam matriculadas em escolas de ensino regular. 
Apesar de não existir uma decisão formal do magistrado a respeito do assunto, as crianças são oficialmente avaliadas pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá a pedido da Justiça. 
[...] 
"Os pais conseguiram comprovar que elas têm o conhecimento intelectual necessário, de acordo com as diretrizes curriculares. Essas crianças nunca tiveram dificuldade para resolver as provas. Os resultados demonstram que elas têm aptidão para cursar a série seguinte", diz Maria Marlene Galhardo Mochi, assistente técnica do núcleo. 
[...] 

Fernanda Basset. O estado de São Paulo ,29jan.2011.Disponível em : http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,justica-autoriza-familia-a-educar-filhos-em-casa,672629,0.htm  .Acesso em 09 dez.2012 

Texto 2:  
 
 
Minha sogra, quando criança, foi apenas três dias à escola e, por ter chorado muito, ficado febril, etc., os pais permitiram que ela nunca mais voltasse a estudar fora. 
 Por ser de uma família que tinha excelentes condições financeiras, na época, ela pôde ter professoras particulares de francês, inglês, italiano, aulas de piano e outras tantas atividades que lhe dessem uma boa formação - mas sempre em casa. 
 Ela viveu 93 anos e, sempre que pôde, externou sua tristeza pelo fato de os pais não terem insistido para que permanecesse na escola. Acabou ficando excessivamente tímida, com dificuldades para relacionar-se com as pessoas de fora do seu círculo e teve de lutar muito por conta própria e com ajuda profissional para superar as dificuldades, já na meia idade. 
 
Acho que os pais que têm a intenção de dar aos seus filhos educação domiciliar deveriam levar em conta as questões de relacionamento e interação com outras crianças/adolescentes e adultos para sua educação integral. 
 
Talita A. M. Ribeiro . Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,cartas--310111,673163,0.htm. Acesso em 09 dez 2012 


Interpretação Textual  
1.A carta da leitora Talita apresenta seu ponto de vista sobre um tema tratado na entrevista. 
a) A leitora se mostra contra ou a favor do ensino domiciliar? 
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2. Para sustentar seu ponto de vista,a leitora apresenta um argumento baseado em qual exemplo? Explique. 
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3. O exemplo utilizado aponta para possíveis conseqüências do o ensino domiciliar .Cite duas consequências mencionadas  na carta da leitora  
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4.Releia : 
Por ser de uma família que tinha excelentes condições financeiras, na época, ela pôde ter professoras particulares de francês, inglês, italiano, aulas de piano e outras tantas atividades que lhe dessem uma boa formação - mas sempre em casa.”  
 
a) Segundo o depoimento de Talita nesse parágrafo, é possível obter uma boa formação por meio do ensino domiciliar? Explique. 
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b) Nesse momento, a leitura confirma ou nega  informações apresentadas na notícia de O Estado de São Paulo? Justifique sua resposta com um trecho da notícia. 
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5. Escreva uma carta do leitor, bem estruturada, dando sua opinião, elogios, críticas  sobre o texto 1.Prese pela clareza e objetividade. 

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Atividade -Interpretação de texto - Carta do leitor

A)Leia a carta e a resposta, responda  as questões de 1 a 5:

 "No  dia 1o, o fiscal me impediu de expor na feira do Trianon. Me inscrevi em 2004, fiz teste de aptidão, paguei taxas de uso de solo e de licença, e comecei a
trabalhar na semana seguinte. O juiz que cassou a liminar provavelmente nem leu o processo. Nossa advogada anexou documentos provando a legalidade dos
expositores  que estão com problemas porque funcionários da Prefeitura perderam os documentos de quem fez teste em 2004. Nós, artesãos, criamos objetos
de arte considerados cultura no mundo todo  menos no Brasil. E, aos 63 anos, não tenho perspectiva de conseguir outro trabalho"
José Eduardo Pires                        
Vila Maria Alta
A Prefeitura responde:
Com referência à feira do Trianon, jamais houve perda de documentos. No início de 2006, a Sub Pinheiros entregou as pastas de documentação para a Sub Sé.
Na análise técnica do material, viu-se que havia expositores trabalhando,irregularmente, sem que as aprovações fossem publicadas no Diário Oficial da
Cidade de São Paulo, obrigatórias para que a comunidade saiba quem foram os aprovados e as atividades para as quais estão autorizados.
Andrea Matarazzo
Secretário das Subprefeituras e Subprefeito da Sé
(São Paulo Reclama. O Estado de S.Paulo, 12 de agosto de 2007, p. C2)

SOBRE O TEXTO



1.A carta do leitor identificado acima tem a finalidade de:
(A) defender a venda de produtos de artesanato, como símbolos de cultura.
(B) queixar-se do fato de ter sido impedido de trabalhar numa feira de artesanato.
(C) dirigir-se ao juiz que desconsiderou as razões apresentadas por uma advogada.
(D) solicitar a interferência de uma advogada para defender seus direitos.
2.A Prefeitura defende a tese de que:
(A) os funcionários devem ser responsabilizados por terem desviado documentos, prejudicando os artesãos queixosos.
(B) os fiscais se precipitaram ao impedir o funcionamento da feira de artesanato antes de encontrarem os documentos perdidos.
(C) os artesãos queixosos aparentemente têm razão suficiente para reclamações, mas os responsáveis já estão tomando as medidas cabíveis.
(D) os requisitos legais exigidos para expor e vender trabalhos na feira de artesanato devem ser cumpridos por todos os envolvidos nessa situação.

3.É correto afirmar que o reclamante é:
(A) um idoso, sem outra alternativa qualquer de trabalho.
(B) uma autoridade responsável pelo cumprimento das leis.
(C) um funcionário, acusado de ser o responsável pela perda de documentos.
(D) um fiscal, que justifica sua atitude em fazer cumprir ordens superiores.


4.O argumento apresentado pelo remetente da carta, para defender sua licença de trabalho, está no fato de que:
(A) é um artesão, que cria obras de arte reconhecidas no mundo inteiro.
(B) é um idoso que deve ser tratado com mais respeito por pessoas mais jovens.
(C) cumpriu todas as exigências legais necessárias, junto à Prefeitura.
(D) ignora o fato de o juiz ter tomado conhecimento das medidas adotadas contra ele.

5.Considerando-se a carta do leitor e a resposta da Prefeitura, é correto afirmar que:
(A) ambas apresentam a mesma opinião referente à proibição de trabalhar numa feira.
(B) elas divergem quanto à origem do problema surgido com a fiscalização do trabalho.
(C) o Subprefeito aceita a opinião do Remetente, propondo-se a autorizar seu trabalho.
(D) a opinião da Advogada dos queixosos é idêntica à dos funcionários da Prefeitura
6. Assinale a frase de pontuação errada:
 a) José, venha cá.
 b) Paulo, o mais moço da família, é o mais esperto..
 c) Os professores, os alunos, o diretor e os funcionários saíram.
d) São Paulo 22 de março de 1952.

7. A carta de leitor é um gênero textual que: (vale 2.0)
a) apresenta sua estrutura por parágrafos, organizado pela tipologia da ordem da injunção (comando) e estilo de linguagem com alto grau de formalidade.
b) se inscreve em uma categoria cujo objetivo é o de descrever os assuntos e temas que circularam nos jornais e revistas do país semanalmente.
c) se organiza por uma estrutura de elementos bastante flexível em que o locutor encaminha a ampliação dos temas tratados para o veículo de comunicação.
d) se constitui por um estilo caracterizado pelo uso da variedade não-padrão da língua e tema construído por fatos políticos.
e) se organiza em torno de um tema, de um estilo e em forma de paragrafação, representando, em conjunto, as ideias e opiniões de locutores que interagem diretamente com o veículo de comunicação.


8. A propósito do trecho que segue, marque a alternativa que indica a classificação correta sobre o termo em destaque :

"- Muito bom dia, senhora,
Que nessa janela está;
sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar?"
(João Cabral de Melo Neto)

A(  ) Aposto                              B (  ) vocativo            C(  )  Sujeito    D( ) Predicativo

9. Assinale a alternativa em que o aposto NÃO se refere ao sujeito.
A-   Conheci a Amazônia, maior reserva florestal do mundo.
B-   Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, recebe milhões de turistas de todo o mundo.
C-   Fernanda, minha filha, tem cabelos loiros e compridos.
D-   Fernanda Montenegro, grande atriz brasileira, está na próxima novela da Globo.





"Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer."
(Charles Dickens)


22 comentários:

  1. gostaria do gabarito! por favor me envie.

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  2. Boa tarde adorei seu trabalho, você pode me enviar por email modelos de atividades com carta do leitor pronta para imprimir e trabalhar com meus alunos quarto ano??? soniamaria.ms11@gmail.com

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  3. Poderia mandar o gabarito.
    carlizececatto@hotmail.com

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  4. Me envia o gabarito de toda questao por favor para esse email crislaness.cc@gmail.com

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  5. Por favor, me envie o gabarito.
    silvanapansani@gmail.com.

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  6. Adorei estas atividades por favor me envie o gabarito para esse email thaysrmoura@gmail.com

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  7. Por favor, pode me enviar os gabaritos de todas as atividades acima para o meu e-mail?
    Parabéns pelo trabalho.
    Gratidão

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  8. Poderia por favor de me enviar o gabarito? Grata e belo trabalho.

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  9. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO, POR FAVOR SE PUDER ENVIE PARA O GMAIL: ziaejade@gmail.com
    OBRIGADA.

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  10. Belo trabalho.
    Poderia me enviar o gabarito, por favor
    celiamsl@gmail.com

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  11. Olá! Boa noite.
    Gostaria que me enviasse o gabarito, por favor.
    marciaadorno@live.com
    Agradeço!

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  12. Me envia por favor o gabarito
    Obrigada!

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