PROFESSORA:
THAYNÃ LUSTOSA- LÍNGUA PORTUGUESA
estudante _______________________________________________SÉRIE/TURMA 8ºano _______
CARTA DO LEITOR-INTERPRETAÇÃO DE TEXTO -
Texto 1:
Criadora
da página “Diário de Classe” no Facebook presta depoimento à polícia por
calúnia e difamação
A
estudante Isadora Faber, criadora da página Diário de Classe no Facebook, teve de
prestar depoimento nesta terça-feira na 8ª Delegacia de Polícia da Capital,
em Ingleses, Norte da Ilha. De acordo com a mãe dela, Mel Faber, a menina de
13 anos foi intimada segunda-feira porque uma professora de português
registrou um boletim de ocorrência por calúnia e difamação.
O
motivo seria o fato de Isadora ter postado em agosto uma mensagem no Facebook
dizendo que a professora teria feito uma aula sobre política e internet para
humilhá-la na frente dos colegas.
(...)
O caso deve ser encaminhado ao Ministério Público de Santa Catarina. Ontem, a
estudante postou no Facebook as imagens da intimação e do regimento interno
da escola. No documento, está determinado que o aluno que levantar injúria ou
calúnia contra colegas, professores ou funcionários, inclusive pela internet,
deve responder a medidas socioeducativas.
A
presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de
Florianópolis (Sintrasem), Rosangela Soldatelli, avalia que as cobranças de
Isadora por melhoras na estrutura é ótima. No entanto, lembra que o conteúdo
administrado pela professora já constava no programa de aula e que a menina pode
ter se enganado ao pensar que se dirigia a ela. Rosangela afirma
que nesta quarta-feira o sindicato irá procurar se informar melhor
sobre o que aconteceu para dar apoio à professora.
|
TEXTO2
TEXTO 3
Robson da Silva 28.08.12
Parabéns pela atitude
desta jovem, ao lutar pelo seu direito junto a uma sociedade que nos dita
normas, onde somos obrigados a obedecer. Da mesma forma esta mesma sociedade
deve zelar pelo nosso direito, como uma boa educação onde nossos filhos posam
se sentir bem ao sair de casa, pois na escola eles passam a maior parte do
tempo. Que ela continue com este trabalho e nunca desista! Quanto aos mestres
educadores que sejam motivadores dos nossos filhos a buscarem o caminho da
verdade.
|
Araujo Black 22/09/2012, 23h53
Infelizmente a mídia
enaltece a garota de forma demasiada, a garota recebe todos os méritos por
denunciar a mazela da escola na internet, mas a professora é escrachada por
recorrer a um direito constitucional, pois acha que foi caluniada. Se a
professora está certa ou errada, deixa que a justiça decida a questão. Mas a
professora tem o direito de se defender. Agora, quem tem filhos na escola
passam por situações semelhantes. Tudo isso seria evitado caso os pais da
garota se envolvessem na escola, conhecendo os professores, participando das
reuniões, aprofundando a relação com os gestores da escola, conversando com a
filha e acompanhando os estudos. Para mim fica claro a ausência dos pais no
dia a dia escolar da garota e um certo aproveitamento da fama repentina com o
caso.
|
Interpretação
Textual
1. Qual é o principal fato
noticiado no texto 1?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Acerca da noticia (texto 1 )
foram escritas duas cartas (texto 1 e 2 ) qual é o objetivo desse gênero
textual ?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Sobre a atitude da aluna e da
professora as cartas apresentam
depoimentos distintos.
a) O que o autor do texto 2
considera sobre a atitude da garota?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O autor do texto 3 partilha da
mesma opinião? Explique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Segundo o texto o conflito vivido na escola poderia ter sido evitado de que forma?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 .E você, meu aluno, qual é seu posicionamento a respeito da “amizade “ entre professor e aluno nas redes sociais? Defenda seu ponto vista pautado em argumentos fortes e coerentes. (mínimo 5 linhas)(1.0)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CARTA DO LEITOR
Texto II
Minha sogra, quando criança, foi apenas três dias à escola e, por ter chorado muito, ficado febril, etc., os pais permitiram que ela nunca mais voltasse a estudar fora.
Por ser de uma família que tinha excelentes condições financeiras, na época, ela pôde ter professoras particulares de francês, inglês, italiano, aulas de piano e outras tantas atividades que lhe dessem uma boa formação - mas sempre em casa.
Ela viveu 93 anos e, sempre que pôde, externou sua tristeza pelo fato de os pais não terem insistido para que permanecesse na escola. Acabou ficando excessivamente tímida, com dificuldades para relacionar-se com as pessoas de fora do seu círculo e teve de lutar muito por conta própria e com ajuda profissional para superar as dificuldades, já na meia idade.
Acho que os pais que têm a intenção de dar aos seus filhos educação domiciliar deveriam levar em conta as questões de relacionamento e interação com outras crianças/adolescentes e adultos para sua educação integral.
CARTA DO LEITOR
ESCOLA
MUNICIPAL IRMÃO DAMIÃO
LAGOA
SECA-PB ________-______-___________
PROFESSORA:
THAYNÃ LUSTOSA- LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDANTE _______________________________________________
SÉRIE/TURMA 8ºano _______
Os
textos a seguir foram extraídos da seção de carta do leitor da revista
Carta na Escola e ambos comentam a matéria de Tony Oliveira , intitulada
Alunos e professores amigos no facebook? publicada
no site da revista Carta Capital em 14 de setembro de 2011.
Leia
atentamente as cartas e veja qual é o posicionamento dos professores acerca da
relação professor aluno nas redes sociais.
Texto I
Alunos e
professores Amigos no facebook? I
Partilho que fiquei feliz lendo suas
posturas equilibradas. Um aluno adicionando no perfil não equivale as nos
visitarmos, telefonarmos, ou criar laços de amizades. Sou amiga de mães de alunos e jamais
tentaram obter privilégios em classe. Ocorrendo, bastaria uma conversa. Como aluna, fico feliz e me sinto mais
próxima quando os professores me adicionam e não confundo a relação e não vejo
esse tipo de ocorrências.
P.U.
Por e-mail
|
Texto II
Alunos e professores amigos no
facebook ? II
Difícil
enxergar na rede social interações
pedagógicas entre alunos e
professores. O espaço é claramente de uso privado Ainda que haja formas de restringir quem
verá publicações ou fotos, não gostaria de compartilhar o ambiente virtual
com meus alunos. Tão pouco tenho tempo para criar um perfil para uso
exclusivo profissional. Me tornaria escrava da rede.
J.B.
Por
e-mail
|
Interagindo como os
textos
1.Todos nós sabemos que as
redes sociais são espaços extremamente interativos, é através delas que compartilhamos nossas informações e
todos passam a conhecer nossos gostos,
opiniões, estado de espírito e muitas vezes informações da nossa vida
particular. (1.5)
a) Como as professoras,
autoras das cartas encaram a situação de se relacionar com os alunos em redes sociais?Justifique._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Segundo a opinião contida
no texto 1,ter o aluno no facebook é o mesmo que ser amiga(o) dela(a)?Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Muitos consideram que o
professor sendo amigo do aluno fora da escola ,fará com que este queira se
beneficiar em sala de aula. O que a professora do texto 1 acha sobre isso?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A reportagem em questão,
comentada pelas cartas, faz a sugere que o facebook pode ser utilizado pelos
professores como ferramenta pedagógicas, ou seja, o professor criaria páginas
para compartilhar conteúdos escolares ou assuntos educativos, sugerindo também
atividades. Segundo o texto 2 isso seria possível para o professor? Justifique.
(0.5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Sabemos que todo texto
possui uma função comunicativa, um objetivo específico. Qual é o objetivo do
gênero carta do leitor? Explique. (0.5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.E
você, meu aluno, qual é seu posicionamento a respeito da “amizade “ entre
professor e aluno nas redes sociais? Defenda seu ponto vista pautado em
argumentos fortes e coerentes. (mínimo 5 linhas)(1.0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Assinale
V ou F para as afirmações abaixo.
a) A carta do leitor é uma maneira de
criticar os textos publicados nas mídias. Não podemos elogiar ou parabenizar os autores dos textos. ( )
b) A linguagem da carta do
leitor é bem variada, podendo ser um pouco mais descontraída ou mais formal, tudo dependerá do público
para o qual é destinada. ( )
c)A carta do leitor expressa opiniões
(favoráveis ou não) a respeito de assuntos publicados em revistas, jornais, ou
sobre o tratamento dado a esses assuntos. Além disso, o leitor, através da
carta, pode também esclarecer ou acrescentar informações ao que foi publicado. ( )
d) O objetivo do leitor ao escrever uma carta
para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública
sua ideia e se sentir parte da informação. A carta do leitor é tão importante
que pode ser fonte para uma nova notícia ( )
e)A carta do leitor deve ser escrita em
uma linguagem clara, precisa, sem fazer uso de palavras de baixo calão, pois do
contrario sua carta não será publicada! ( )
ESCOLA
__________________________________________________________________
LAGOA SECA-PB
________-______-___________
PROFESSORA:
THAYNÃ LUSTOSA- LÍNGUA PORTUGUESA
Notícia e carta do leitor- Interpretação
Os textos que você vai ler foram publicados no
jornal Estado de São Paulo: o primeiro é o trecho de uma notícia sobre
educação domiciliar e o segundo é uma carta de leitor comentando essa notícia.
Texto 1:Justiça autoriza família a educar filhos em casa
Juiz de
Maringá (PR) permite que dois irmãos sejam educados fora da escola ,mas devem ser avaliados por provas e analisados por psicólogos.
Fernanda Bassette - O Estado de S.Paulo
Uma família de Maringá, no
interior do Paraná, tirou os filhos da escola e os educa em casa com aval da
Justiça. Com apoio do Ministério Público, os pais conseguiram convencer o juiz
da Vara da Infância e Juventude de que a educação domiciliar é possível e,
teoricamente, não traz prejuízos.
[...]
No Brasil, a legislação determina que as crianças sejam matriculadas em escolas
de ensino regular.
Apesar
de não existir uma decisão formal do magistrado a respeito do assunto, as
crianças são oficialmente avaliadas pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá
a pedido da Justiça.
[...]
"Os
pais conseguiram comprovar que elas têm o conhecimento intelectual necessário,
de acordo com as diretrizes curriculares. Essas crianças nunca tiveram
dificuldade para resolver as provas. Os resultados demonstram que elas têm
aptidão para cursar a série seguinte", diz Maria Marlene Galhardo Mochi, assistente técnica do núcleo.
[...]
Fernanda Basset. O estado de São Paulo ,29jan.2011.Disponível em : http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,justica-autoriza-familia-a-educar-filhos-em-casa,672629,0.htm .Acesso em 09 dez.2012
Texto 2:
Minha sogra, quando criança, foi apenas três dias à escola e, por ter chorado muito, ficado febril, etc., os pais permitiram que ela nunca mais voltasse a estudar fora.
Por ser de uma família que tinha excelentes condições financeiras, na época, ela pôde ter professoras particulares de francês, inglês, italiano, aulas de piano e outras tantas atividades que lhe dessem uma boa formação - mas sempre em casa.
Ela viveu 93 anos e, sempre que pôde, externou sua tristeza pelo fato de os pais não terem insistido para que permanecesse na escola. Acabou ficando excessivamente tímida, com dificuldades para relacionar-se com as pessoas de fora do seu círculo e teve de lutar muito por conta própria e com ajuda profissional para superar as dificuldades, já na meia idade.
Acho que os pais que têm a intenção de dar aos seus filhos educação domiciliar deveriam levar em conta as questões de relacionamento e interação com outras crianças/adolescentes e adultos para sua educação integral.
Talita A. M. Ribeiro . Disponível em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,cartas--310111,673163,0.htm. Acesso em 09 dez 2012
Interpretação
Textual
1.A
carta da leitora Talita apresenta seu ponto de vista sobre um tema tratado na
entrevista.
a)
A leitora se mostra contra ou a favor do ensino domiciliar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Para sustentar seu ponto de vista,a leitora apresenta um
argumento baseado em qual exemplo? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O exemplo utilizado aponta
para possíveis conseqüências do o ensino domiciliar .Cite duas consequências
mencionadas na carta da leitora
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Releia :
“Por ser de uma família que tinha excelentes
condições financeiras, na época, ela pôde ter professoras particulares de
francês, inglês, italiano, aulas de piano e outras tantas atividades que lhe
dessem uma boa formação - mas sempre em casa.”
a) Segundo o depoimento de
Talita nesse parágrafo, é possível obter uma boa
formação por meio do ensino domiciliar? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Nesse momento, a leitura confirma ou
nega informações apresentadas na notícia
de O Estado de São Paulo? Justifique sua resposta
com um trecho da notícia.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Escreva uma carta do leitor,
bem estruturada, dando sua opinião, elogios, críticas sobre o texto 1.Prese pela
clareza e objetividade.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade -Interpretação de texto - Carta do leitor
A)Leia a carta
e a resposta, responda as questões de 1 a 5:
"No dia 1o, o fiscal me impediu de expor na
feira do Trianon. Me inscrevi em 2004, fiz teste de aptidão, paguei taxas de
uso de solo e de licença, e comecei a
trabalhar na semana seguinte. O juiz que cassou a liminar
provavelmente nem leu o processo. Nossa advogada anexou documentos provando a
legalidade dos
expositores que estão com problemas porque
funcionários da Prefeitura perderam os documentos de quem fez teste em 2004.
Nós, artesãos, criamos objetos
de arte considerados cultura no mundo todo menos
no Brasil. E, aos 63 anos, não tenho perspectiva de conseguir outro
trabalho"
José Eduardo
Pires
Vila Maria Alta
|
A Prefeitura
responde:
Com referência à feira do Trianon, jamais houve perda de documentos.
No início de 2006, a Sub Pinheiros entregou as pastas de documentação para a
Sub Sé.
Na análise técnica do material, viu-se que havia expositores
trabalhando,irregularmente, sem que as aprovações fossem publicadas no Diário
Oficial da
Cidade de São Paulo, obrigatórias para que a comunidade saiba quem
foram os aprovados e as atividades para as quais estão autorizados.
Andrea Matarazzo
Secretário das
Subprefeituras e Subprefeito da Sé
(São Paulo
Reclama. O Estado de S.Paulo, 12 de agosto de 2007, p. C2)
|
SOBRE O TEXTO
1.A carta do
leitor identificado acima tem a finalidade de:
(A) defender a venda
de produtos de artesanato, como símbolos de cultura.
(B) queixar-se do
fato de ter sido impedido de trabalhar numa feira de artesanato.
(C) dirigir-se ao
juiz que desconsiderou as razões apresentadas por uma advogada.
(D) solicitar a interferência de uma advogada para
defender seus direitos.
2.A Prefeitura
defende a tese de que:
(A) os
funcionários devem ser responsabilizados por terem desviado documentos,
prejudicando os artesãos queixosos.
(B) os fiscais se
precipitaram ao impedir o funcionamento da feira de artesanato antes de
encontrarem os documentos perdidos.
(C) os artesãos
queixosos aparentemente têm razão suficiente para reclamações, mas os
responsáveis já estão tomando as medidas cabíveis.
(D) os requisitos
legais exigidos para expor e vender trabalhos na feira de artesanato
devem ser cumpridos por todos os envolvidos nessa situação.
3.É correto
afirmar que o reclamante é:
(A) um idoso, sem
outra alternativa qualquer de trabalho.
(B) uma autoridade
responsável pelo cumprimento das leis.
(C) um
funcionário, acusado de ser o responsável pela perda de documentos.
(D) um fiscal, que justifica sua atitude em fazer
cumprir ordens superiores.
4.O argumento
apresentado pelo remetente da carta, para defender sua licença de trabalho,
está no fato de que:
(A) é um artesão,
que cria obras de arte reconhecidas no mundo inteiro.
(B) é um idoso que
deve ser tratado com mais respeito por pessoas mais jovens.
(C) cumpriu todas
as exigências legais necessárias, junto à Prefeitura.
(D) ignora o fato de o juiz ter tomado conhecimento
das medidas adotadas contra ele.
5.Considerando-se
a carta do leitor e a resposta da Prefeitura, é correto afirmar que:
(A) ambas
apresentam a mesma opinião referente à proibição de trabalhar numa feira.
(B) elas divergem
quanto à origem do problema surgido com a fiscalização do trabalho.
(C) o Subprefeito
aceita a opinião do Remetente, propondo-se a autorizar seu trabalho.
(D) a opinião da Advogada dos queixosos é idêntica
à dos funcionários da Prefeitura
6. Assinale
a frase de pontuação errada:
a) José, venha cá.
b) Paulo, o mais moço da
família, é o mais esperto..
c) Os professores, os alunos, o diretor e os
funcionários saíram.
d) São Paulo 22 de março de 1952.
7. A carta de leitor é um gênero textual que: (vale
2.0)
a) apresenta sua estrutura por parágrafos, organizado pela tipologia da ordem da injunção (comando) e estilo de linguagem com alto grau de formalidade.
b) se inscreve em uma categoria cujo objetivo é o de descrever os assuntos e temas que circularam nos jornais e revistas do país semanalmente.
c) se organiza por uma estrutura de elementos bastante flexível em que o locutor encaminha a ampliação dos temas tratados para o veículo de comunicação.
d) se constitui por um estilo caracterizado pelo uso da variedade não-padrão da língua e tema construído por fatos políticos.
e) se organiza em torno de um tema, de um estilo e em forma de paragrafação, representando, em conjunto, as ideias e opiniões de locutores que interagem diretamente com o veículo de comunicação.
a) apresenta sua estrutura por parágrafos, organizado pela tipologia da ordem da injunção (comando) e estilo de linguagem com alto grau de formalidade.
b) se inscreve em uma categoria cujo objetivo é o de descrever os assuntos e temas que circularam nos jornais e revistas do país semanalmente.
c) se organiza por uma estrutura de elementos bastante flexível em que o locutor encaminha a ampliação dos temas tratados para o veículo de comunicação.
d) se constitui por um estilo caracterizado pelo uso da variedade não-padrão da língua e tema construído por fatos políticos.
e) se organiza em torno de um tema, de um estilo e em forma de paragrafação, representando, em conjunto, as ideias e opiniões de locutores que interagem diretamente com o veículo de comunicação.
8. A propósito do
trecho que segue, marque a alternativa que indica a classificação correta sobre
o termo em destaque :
"- Muito bom dia, senhora,
Que nessa janela está;
sabe dizer se é possível algum trabalho
encontrar?"
(João Cabral de Melo Neto)
A( ) Aposto B ( ) vocativo C(
) Sujeito D( ) Predicativo
9.
Assinale a alternativa em que o aposto
NÃO se refere ao sujeito.
A-
Conheci
a Amazônia, maior reserva florestal do mundo.
B-
Rio
de Janeiro, cidade maravilhosa, recebe milhões de turistas de todo o
mundo.
C-
Fernanda,
minha filha, tem cabelos loiros e compridos.
D-
Fernanda
Montenegro, grande atriz brasileira, está na próxima novela da Globo.
"Um homem nunca sabe aquilo de que
é capaz até que o tenta fazer."
(Charles Dickens)
(Charles Dickens)
gostaria do gabarito
ResponderExcluirpor favor me envie o gabarito
ResponderExcluirgostaria do gabarito! por favor me envie.
ResponderExcluirGostaria do gabarito
ResponderExcluirPode me o gabarito
ExcluirPode me o gabarito
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGostaria do gabarito
ResponderExcluirBoa tarde adorei seu trabalho, você pode me enviar por email modelos de atividades com carta do leitor pronta para imprimir e trabalhar com meus alunos quarto ano??? soniamaria.ms11@gmail.com
ResponderExcluirPoderia mandar o gabarito.
ResponderExcluircarlizececatto@hotmail.com
Poderia me mandar o gabarito?
ResponderExcluirMe envia o gabarito de toda questao por favor para esse email crislaness.cc@gmail.com
ResponderExcluirPor favor, me envie o gabarito.
ResponderExcluirsilvanapansani@gmail.com.
Tem o gabarito destas atividades?
ResponderExcluirAdorei estas atividades por favor me envie o gabarito para esse email thaysrmoura@gmail.com
ResponderExcluirGabarito
ResponderExcluirPor favor, pode me enviar os gabaritos de todas as atividades acima para o meu e-mail?
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
Gratidão
Poderia por favor de me enviar o gabarito? Grata e belo trabalho.
ResponderExcluirGOSTARIA DE RECEBER O GABARITO, POR FAVOR SE PUDER ENVIE PARA O GMAIL: ziaejade@gmail.com
ResponderExcluirOBRIGADA.
Belo trabalho.
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito, por favor
celiamsl@gmail.com
Olá! Boa noite.
ResponderExcluirGostaria que me enviasse o gabarito, por favor.
marciaadorno@live.com
Agradeço!
Me envia por favor o gabarito
ResponderExcluirObrigada!